CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sobre o que é 'Emilia Pérez'? Filme disputa categoria do Oscar 2025 com 'Ainda Estou Aqui'

A produção pode ser considerada a maior “ameça”, que o longa brasileiro "Ainda Estou Aqui", pode enfrentar na briga pela estatueta de “Melhor Filme Internacional”

Pedro Garcia

O filme “Emilia Pérez", dirigido e roteirizado pelo francês Jacques Audiard, recebeu 13 indicações ao Oscar 2025, incluindo "Melhor Filme", "Melhor Atriz" e "Melhor Filme Internacional". A produção pode ser considerada a maior “ameça”, que o longa brasileiro "Ainda Estou Aqui", pode enfrentar na briga pela estatueta de “Melhor Filme Internacional”.

O musical é falado em espanhol e ambientado no México, mas filmado principalmente na França, recebeu quatro Globos de Ouro e cinco European Film Awards, concedidos pela Academia do Cinema Europeu. O filme também foi indicado a 11 prêmios da Academia Britânica de Cinema e Televisão (Bafta), consolidando sua posição como um dos favoritos para o Oscar deste ano.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Após indicação de Fernanda Torres, lanchonete em Belém anuncia hambúrguer grátis para 'Fernandas']]

image Ainda Estou Aqui com Fernanda Torres segue em cartaz em Belém
Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz pode ser assistido no Cinépolis do Boulevard Shopping

"Emilia Pérez" é um dos grandes destaques da temporada de premiações. O longa-metragem quebrou o recorde de indicações para um filme que não é falado em inglês e também concorre em categorias como Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante.

Sinopse de 'Emilia Pérez'

A trama do filme mistura diversos gêneros para contar a história de um senhor das drogas mexicano que faz a transição para se tornar mulher. Em sua jornada, ela busca restaurar a justiça pelos "desaparecidos" do país — pessoas que foram mortas ou estão ausentes devido à violência relacionada ao narcotráfico.

"Emilia Pérez" fez história ao garantir a indicação de Karla Sofía Gascón para o prêmio de Melhor Atriz. Ela se tornou a primeira mulher trans a ser indicada nesta categoria, marcando um passo significativo na representação da comunidade LGBTQIA+ no cinema.

Entretanto, a caracterização da protagonista transgênero gerou controvérsias. A organização americana Glaad a classificou como "retrógrada", levantando questões sobre a representação e a sensibilidade em relação à identidade de gênero no filme. No entanto, essa crítica não é o único ponto de discussão sobre "Emilia Pérez" atualmente.

O filme vai estrear nos cinemas do Brasil no dia 6 de fevereiro deste ano.

*(Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA