Sesc Teatro Casa Isaura Campos é inaugurado no Reduto, em Belém
Local foi projetado para receber as mais diversas manifestações culturais, com programação diversificada e acessível a todos

A cidade de Belém acaba de ganhar um novo espaço cultural, inaugurado na noite desta segunda-feira (28), em Belém: o Sesc Teatro Casa Isaura Campos. Instalado em uma edificação histórica anexa à unidade Sesc Casa da Música, o centro cultural, idealizado pelo Sesc Pará, surge com a proposta de receber diferentes manifestações, de apresentações musicais, peças teatrais e espetáculos de danças até palestras e congressos.
O novo teatro da capital paraense tem capacidade para 129 espectadores, divididos entre mezanino e térreo. De acordo com Elane Gadelha, gerente da nova unidade, o espaço é focado na acessibilidade para todos os públicos. Ela também destaca que a casa será palco de fortalecimento das matrizes amazônidas e um ponto de encontro para debates importantes.
"A cultura tem um papel fundamental. Esse teatro também vai ser palco de debate na complexibilidade ambiental que estamos imersos, em ano de COP 30. A cultura tem uma força motriz e tem a capacidade de transformar a realidade. As manifestações artísticas formam senso crítico e redefinem nossos paradigmas", diz a gerente.
VEJA MAIS
O novo teatro é uma homenagem à Isaura Campos, mãe de Sebastião Campos, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará. O empresário, ao receber o presente, ficou tocado com a surpresa. "É uma emoção muito grande. Eu não esperava. Minha mãe é uma mulher simples, do interior do Ceará, e educadora. Meus familiares puderam vir e está sendo uma alegria. Vai ser um prazer muito grande receber as pessoas de Belém aqui", conta Sebastião.
Patrimônio
Para a secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal, a "Casa Isaura Campos", inaugurada em um casarão histórico revitalizado, valoriza o patrimônio arquitetônico, garantindo que esses locais continuem a ser pontos de encontro e de expressão artística para a comunidade. "Quando você requalifica, coloca Belém na rota de uma urbanização mais inteligente, que preserva a nossa história. Esse espaço funciona também como uma inspiração para uma ampliação nesse processo de requalificação, que devolve à cidade esses locais, de diferentes períodos, que são patrimônios da cidade", explica.
Programação
A agenda de abertura oficial da casa será nos dias 29 e 30 de abril, com entrada franca. No dia 29, a programação começa às 19h30 com a apresentação da Banda S, formada por professores e professoras do Sesc Casa da Música. Às 20h15, o palco será tomado pelo grupo Veropa Sessions, selecionado para circular nacionalmente pelo projeto Sesc Amazônia das Artes.
No dia 30, a partir das 18h, o público poderá prestigiar a IV Mostra Sesc de Dança, em alusão ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril. Esta programação faz parte das atividades do Sesc Casa de Artes Cênicas e que ganhará agenda no novo palco.
A partir do mês de maio, o espaço funcionará de quinta a sábado. Aos domingos, abrirá durante as programações do projeto “Circular Campina Cidade Velha”, no qual mais de 30 locais culturais estarão abertos ao público nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto, com atividades que incluem gastronomia, música, artes visuais, cinema, fotografia, moda e artesanato.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA