Gravado no Pará, longa 'Pureza' tem pré-estreia no Festival do Rio
Elenco conta com os paraenses Guto Galvão e Dira Paes, além de Matheus Abreu e Flavio Bauraqui
Baseado em fatos reais o filme "Pureza" tem pré-estreia neste sábado durante o Festival do Rio. O longa traz no elenco o ator paraense Guto Galvão que vem trilhando a carreira de ator fora do Pará em projetos diversificados. E ao lado de Guto está a veterana Dira Paes, Matheus Abreu e Flavio Bauraqui.
O filme faz um resgate da história de Pureza Lopes Loyola, na década de 90. Uma mãe que sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Pureza se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denuncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.
Guto faz o papel de Maranhão, um personagem de situação empobrecida e com esperança de melhores condições para a família. Quando ele está na fazenda percebe que está numa situação complicada e percebe que foi enganado e que está preso assim como Pureza. "O trabalho oferecido é escravo, é uma escravidão contemporânea, uma escravidão por dívida. Algo muito presente no nosso país", destaca o ator.
No mês de janeiro do ano passado ele fez o teste para o filme e na sequência, entre os meses de maio a julho, deu início com as gravações. Ele passou 45 dias no município de Marabá, sudeste do estado, participando das filmagens. "Foi uma experiência muito importante como ator, pois vivemos uma história que ocorre e maltrata muita gente", pontua Guto.
O filme vai ser lançado no circuito comercial em 2020, mas antes do lançamento está ocorrendo pré-estreias em festivais. Para Guto Galvão, o momento é de satisfação e felicidade, uma vez que está conseguindo um caminho diversificado no meio da arte e em um tempo considerado curto.
Guto é nascido e criado em Belém do Pará. Ele se formou em Direito, mas depois de um problema de saúde resolveu dar uma reviravolta nas decisões da vida. Ele disse que decidiu fazer o que realmente sempre quis para sua vida, que é viver da arte. Um de seus primeiros trabalhos foi a encenação na Paixão de Cristo, no município de Castanhal, nordeste do Pará.
"Nesse trabalho tive oportunidade de ter visibilidade, pois teve um público de oito mil pessoas. depois dele fiz uma série ficcional para a Tv Brasil, participei do clipe da Fafá de Belém e entre outros trabalhos", completa o ator. Atualmente, Guto mora no Rio de Janeiro, onde vem se profissionalizando e estudando teatro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA