Minissérie baseada em “Contos Amazônicos” traz releitura de clássicos de Inglês de Sousa
Produção dirigida por Jane Covre, com cinco episódios independentes, destaca lendas, mitos e a rica cultura amazônica; lançamento está previsto para abril ou maio
A obra “Contos Amazônicos”, do escritor paraense Inglês de Sousa, lançada em 1853, vai virar minissérie produzida pela Golgan Filmes em parceria com o produtor de elenco Dario Jaime. Dirigida por Jane Covre, a produção terá o nome de “5 para 1/2 Noite” e contará com participações especiais dos atores paraenses Goretti Ribeiro, Mony Gester e Guto Galvão, que já participaram de novelas globais e filmes premiados como “Eu, Nirvana” e “Pureza”.
“Contos Amazônicos” aborda a história do Brasil de duas formas: pelo olhar naturalista e descritivo de Inglês de Sousa, testemunha de uma época marcada por turbulências sociais, políticas e religiosas, como a Guerra do Paraguai, a Revolta da Cabanagem, questões sobre escravidão e os alicerces abalados do catolicismo. Além disso, a obra explora lendas e mitos que explicam a formação e o modo de vida do povo ribeirinho do Pará. Paisagens exóticas e cheias de cor desenham a vida do povo nortista da época, apresentando a realidade de tapuios, índios, caboclos e cabanos – grupos marginalizados diante do progresso positivista dos centros urbanos.
Essa foi a última obra de Inglês de Sousa, natural de Óbidos, que também foi advogado, jornalista, professor, político e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Ele introduziu o Naturalismo na literatura brasileira, tendo como maior sucesso o romance “O Missionário” (1891).
A minissérie “5 para 1/2 Noite” fará uma releitura audiovisual de cinco dos nove contos do livro “Contos Amazônicos”. Serão cinco episódios independentes com duração de 26 minutos cada. Jane Covre, que tem mais de 12 anos de carreira como roteirista, diretora e produtora executiva, comemora o projeto: “Gravar a série de contos amazônicos é um grande presente da vida para mim. Estou extremamente feliz por contar com uma equipe tão valorosa, com atores, com um elenco lindo, talentoso que a gente tem de diversas gerações, com uma equipe técnica de primeiríssima qualidade. A gente tá tendo muito cuidado com as imagens, com figurino, com a maquiagem, com a fotografia, com as interpretações. Então a gente acredita que é um grande produto, 100% paraense, que tá saindo para o mercado”, disse Jane ao O Liberal.
Jane informou que as filmagens estão sendo finalizadas e que a edição durará cerca de três meses. O lançamento está previsto para abril ou maio deste ano: “A gente encerra agora, na próxima semana, as gravações, as captações de imagens. Vamos partir para a edição e vamos ter em torno de três meses de montagem desse produto. Enfim, lá para abril, maio, a gente vai programar o lançamento”.
O ator, diretor, escritor e roteirista Dario Jaime Sousa foi o responsável pela produção do elenco da minissérie. Ele já participou de cerca de 20 produções nacionais, entre séries de TV, clipes e filmes como “Ribeirinhos do Asfalto” e “Amazônia Oculta”. “A adaptação da obra do Inglês de Sousa é importante em vários aspectos, dentre eles a divulgação da literatura paraense, que é extremamente potente. Nossas narrativas são profundas e entrelaçadas com a natureza e o místico. Outro ponto importante é a aproximação dessas narrativas com o público jovem. Acredito que filmar nossas próprias histórias é uma espécie de salvaguarda de memória”, destacou Dario Jaime.
Ele também compartilhou os desafios e a alegria de reunir o elenco: “Levantar um elenco para cinco episódios diferentes tem sido um desafio para mim, mas tem sido também um prazer. Nosso elenco contará com grandes nomes das artes cênicas e com jovens atores e atrizes paraenses que irão entregar um belíssimo trabalho para as telas”.
A minissérie “5 para 1/2 Noite”, produzida com recursos da Lei Paulo Gustavo, retratará a preocupação com a biodiversidade, o respeito às matas e seus habitantes nativos, por meio de figuras folclóricas que continuam presentes no imaginário popular.
ASSISTA: