Melhor filme do Festival de Gramado “Noites Alienígenas” abrirá exibição do Amazônia Fidoc

O longa exibido pela primeira vez na Amazônia foi premiado em um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil

Vito Gemaque
fonte

O longa “Noites Alienígenas”, do diretor Sérgio de Oliveira, escolhido o melhor filme do Festival de Gramado de 2022, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil, abrirá a exibição do Festival Pan-Amazônico de Cinema - AMAZÔNIA FiDOC. A programação gratuita ocorrerá de 10 a 17 de novembro e terá ainda mostras competitivas, mostra especial para premiar e valorizar o audiovisual na música, no formato de videoclipes, e uma mostra interativa em Realidade Virtual.

Essa será a primeira exibição do filme “Noites Alienígenas” em toda a Amazônia. O diretor Sérgio de Oliveira, do Estado do Acre, está feliz com a possibilidade de exibir o filme. “É uma alegria muito grande o Noites Alienígenas estrear no Fidoc, justamente por ser um filme do Acre. Vai ser a primeira exibição dele no Norte do País, a primeira exibição na Amazônia, por isso tem uma importância e significância muito grande. A gente está muito honrado de poder levar o filme para o Pará e finalmente ele chegando na Amazônia”, destacou.

O longa “Noites Alienígenas” aborda a periferia da Amazônia urbana, as fronteiras entre cidade e floresta. A partir do realismo mágico, aborda o impacto da chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia e fala sobre resistência, esperança e juventude. O diretor Sérgio de Carvalho é criador da produtora Saci Filmes, no Acre. O diretor ainda participará de uma Masterclass sobre “Produção fora do eixo” no festival.

Marajó - Os moradores de comunidades do Marajó receberam pela primeira vez atividades do Festival Amazônia FiDOC. A equipe do Festival realizou oficinas, uma Mostra Itinerante e o 1º Programa de Residência Artística Útero - que ofertou bolsas para três artistas mulheres amazônidas Mariines (PA), Malu Teodoro (RO) e Melissandra (PA). A ação que teve a parceria com a Comunidade Quilombola Bairro Alto (ARQBA) e com a Associação de Moradores do Bairro do Pacoval (AMPAC) contou ainda com a exibição de curtas-metragens de cineastas paraenses e oficinas de educação audiovisual destinada aos jovens marajoaras.

“Firmamos parcerias para articulação e envolvimento de toda a comunidade nas atividades. O território do Marajó é muito importante para reafirmar nossa identidade ancestral. É importante levar essas ações que podem contribuir com o protagonismo dos jovens desses territórios, que ainda têm pouco acesso aos projetos culturais. Acreditamos que é nosso compromisso potencializar essas ações pelo interior do estado”, comenta Zienhe Castro. O AMAZÔNIA FiDOC é um festival com um recorte único, focado na produção de documentário e de ficção dos 9 países que compõem a Pan-Amazônia.

O Amazônia FiDOC - Festival Pan-Amazônico de Cinema com a produção da ZFilmes e Instituto Culta da Amazônia é uma realização do Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem parceria da Fundação Cultural do Pará e Cine Líbero Luxardo, além do apoio cultural e institucional do Instituto Goethe, Casa de Estudos Germânicos (CEG) e Distribuidora Estrela do Norte, Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT-PA) e Curso de Cinema da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA