Indicado ao Bafta, o indiano "O Mundo de Apu", desfecho da trilogia de Apu, entra em cartaz nesta segunda, 29
Também “Onde Fica a Casa do Meu Amigo” entra cartaz nesta data. Ambos com entrada franca
O filme indiano “O Mundo de Apu”, da trilogia de Apu, de 1959, e o filme iraniano “Onde Fica a Casa do Meu Amigo”, de 1987, entram em cartaz nesta segunda-deira, 29, no Cineclube Alexandrino Moreira, da Casa das Artes e na Sessão Maldita do Cine Líbero Luxardo, respectivamente. As sessões iniciam às 19 horas, com entrada franca e a realização de debates ao final das projeções.
Em “O Mundo de Apu”, de Satyajit Ray, o estudante e escritor de Calcutá Apu vai a um casamento e, lá chegando, se vê forçado a se casar com a noiva para salvá-la da maldição de ser abandonada na cerimônia. O enredo segue com situações românticas e trágicas que vão levar o protagonista a se reinventar com a ajuda de uma amigo.
O longa é o desfecho da Trilogia de Apu, que conta ainda com “A Canção da Estrada” (1955) e “O Invencível” (1957). “O Mundo de Apu” foi indicado ao festival de cinema britânico, Bafta, como melhor filme estrangeiro em 1962. Após a exibição, haverá debate coordenado pelo crítico de cinema Marco Antônio Moreira.
Em “Onde Fica a Casa do Meu Amigo”, de Abbas Kiarostami, o personagem Ahmad é um garoto de oito anos que pega por engano o caderno do amigo da escola, que está ameaçado de ser expulso da unidade de ensino caso não leve o dever de casa. Ahmad precisa devolver o caderno mesmo que tenha que desobedecer a mãe e procurá-lo no vilarejo distante onde ele mora.
Esse filme projetou a carreira do diretor iraniano a nível internacional. A partir daí, os filmes de Kiarostami passaram a ser presença constante em grandes festivais de cinema. Após a sessão, o debate será realizado sob a coordenação de Aerton Martins, Fabia Martins e Cauby Monteiro, membros da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC).
Serviço:
O Mundo de Apu (Apur Sansar, 1959, Índia, Satyajit Ray, drama, 105 min, 12 anos e legendado)
Local: Cineclube Alexandrino Moreira, da Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré)
Onde Fica a Casa do Meu Amigo (Khane-Ye Doust Kodjat?, 1987, Irã, Abbas Kiarostami, drama, 83 min, 12 anos, legendado)
Local: Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré)
Dia: Segunda-feira, 29/04
Hora: 19h
Entrada franca