Festival de Cinema Brasileiro de Paris chega à 27ª edição com homenagem à Dira Paes
Evento exibirá cinco longas-metragens que marcaram a carreira da atriz e diretora paraense, que estará na França para receber o Troféu Jangada
A atriz e diretora Dira Paes será a grande homenageada do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que acontece entre os dias 29 de abril a 6 de maio, na capital francesa. O evento realizado no tradicional cinema de rua L’Arlequin, contará com a presença da artista paraense, que receberá o Troféu Jangada na noite de abertura. Além disso, a roteirista de "Pasárgada" também terá sua trajetória no cinema celebrada com a exibição de cinco longas-metragens que marcaram sua carreira.
VEJA MAIS
"Quando eu morava na França, em Paris, eu queria muito defender a minha cultura brasileira, o cinema. Eu tinha feito faculdade de cinema e estava muito afastada da minha cultura. Queria abrir uma distribuidora para lançar filmes brasileiros, porque eu sentia falta disso aqui na França e não tinha, então surgiu a ideia de fazer um festival de cinema brasileiro."
Escolha de Dira
A ideia de homenagear Dira Paes surgiu a partir da extensa trajetória da paraense. Para Katia Adler, com 40 anos de carreira, a artista é um "ícone do cinema brasileiro". "Dira começou no cinema, depois foi para a televisão, então eu acho que ela, com 40 anos, 40 filmes, me parecia muito justo de homenageá-la aqui no festival", diz.
"Depois que acabou o festival [em 2024], comecei a pensar quem seria [o homenageado]. Primeiro, obviamente, tinha que ser uma mulher, e quem seria essa pessoa que representasse o cinema, que mostrasse o engajamento das mulheres. A gente não pensou duas vezes, tinha que ser ela mesma, e vai ser muito bom. Tem uma madrinha esse ano no festival, Marina Afois, ela é um pouco como a Dira para a França: uma mulher engajada, atriz espetacular, e eu acho que o encontro das duas, que não se conhecem, talvez seja o momento mais forte do festival."
Programação do festival
Ao longo de oito dias, a mostra exibirá 35 longas-metragens, incluindo os que trazem Dira Paes em seu elenco. “Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro, foi escolhido como o filme de abertura do festival, e dará início à programação deste ano. Ainda inédito e com estreia marcada para 1º de maio no Brasil, “Homem com H”, de Esmir Filho, encerrará o evento no dia 6 de maio. A produção traz Jesuíta Barbosa no papel principal e narra a história do cantor Ney Matogrosso.
A seleção também apresentará o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e “O Auto da Compadecida 2", de Flávia Lacerda e Guel Arraes, que ultrapassou a marca de 4,4 milhões de espectadores no Brasil. Anualmente, o festival escolhe as melhores produções do cinema brasileiro, para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa. Neste ano, os 35 longas serão divididos nas categorias: Competitiva, Hors-Concours, Documentários, Homenagem a Dira Paes, Programação Gramado, Sessão Escolar, além da sessão em homenagem ao jornalista RKK - Rémy Kolpa Kopoul.
Sessão escolar
O Festival de Cinema Brasileiro na França tem, entre os destaques, a participação de estudantes do Ensino Médio de escolas francesas. Estes jovens assistem a produções brasileiras e têm contato com realizadores dos filmes, o que contribue para a democratização do acesso ao cinema e para a valorização da pluralidade cultural.
Nesta sessão, um júri jovem elege o melhor filme, promovendo a interação e reflexão sobre temas relevantes. Os filmes que concorrem ao Troféu Jangada Júri Jovem deste ano são “O Auto da Compadecida 2”, de Flávia Lacerda e Guel Arraes; “Aumenta que é Rock’n’Roll, de Tomás Portella; e “Salut, mes ami.e.s”, de Liliane Mutti. Fora de competição, também será exibido na sessão escolar o premiado “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, com Fernanda Torres interpretando Eunice Paiva.
Confira o trailer de "Pasárgada":