Documentário de Jorane Castro “Mestre Cupijó e seu ritmo” será lançado nesta quarta-feira (24)

Após o lançamento haverá Baile do Mestre Cupijó no Espaço Cultural Apoena a partir das 22h

fonte

Lucas Costa
Da Redação

O legado da pessoa por trás do saxofone dentro do siriá paraense, assim como diversos instrumentais que marcaram a região do Baixo Tocantins, é tema de um documentário dirigido pela cineasta paraense Jorane Castro. “Mestre Cupijó e Seu Ritmo” conta a história do mestre nascido em Cametá, e será lançado hoje, às 19h, no Cinema Olympia, com entrada gratuita. Em seguida, às 22h, o Baile do Mestre Cupijó, banda formada para o documentário, faz um show no Espaço Cultural Apoena.

Sobrinha do Mestre Cupijó, Jorane decidiu contar a história por conta do desejo de que as pessoas conhecessem o trabalho desenvolvido por ele ao longo da vida. “Eu tinha vontade de que as pessoas vissem o Mestre Cupijó tocar de alguma forma, conhecessem a música dele, e não tem imagem disso. Tem muita lembrança, e as pessoas que o viram tocar ainda se lembram com muito carinho, e era uma música muito forte”, conta ela.

Joaquim Maria Dias de Castro, o Mestre Cupijó, faleceu em 2012. Foi quando Jorane conversou com a família sobre o desejo de realizar o documentário, mostrando também a história da banda “Azes do Ritmo”, que ainda tem integrantes vivos, com os quais Cupijó gravou seis discos carregados de sotaque regional nos ritmos dos siriás, banguês, mambos. 

“Mestre Cupijó e Seu Ritmo” traz depoimentos de pessoas que foram próximas do Mestre, mesclando imagens de arquivo que apresentam as falas de Cupijó, bem como de seus filhos e várias pessoas que fizeram parte do projeto. O documentário traz ainda histórias de quando o mestre aprendeu a tocar, com forte influência do pai, professor de música e maestro; assim como sua afeição pelo saxofone.

A narrativa é contada a partir de uma dupla de músicos que vai até Cametá para resgatar a história do mestre. A dupla é formada JP Cavalcante e Daniel Serrão, que também são diretores musicais do documentário. JP conta que foi convidado por Jorane porque havia uma escassez de material de vídeo do Mestre Cupijó. Foi então que ela decidiu formar uma banda para ter material, e convidou os dois músicos para ir até Cametá.

O Baile do Mestre Cupijó foi então formado para fazer um show, que seria gravado para compor o documentário. O show contou com grandes participações, como Dona Onete, Felipe Cordeiro e Waldo Squash. “Foi onde a gente estreou, e esse momento está no documentário, tanto em áudio quanto em vídeo”, conta JP sobre a banda, que posteriormente chegou a se apresentar no Festival Se Rasgum e até durante um festival em Curitiba (PR). Ele revelou ainda que há planos para lançar um CD do Baile do Mestre Cupijó ainda este ano.

“Não se trata de um tributo, porque o que fazemos é acordar as músicas. Estamos fazendo com que as pessoas lembrem do que é o siriá, o banguê e o mambo, que são os ritmos que ele tocava. No CD que vamos lançar estamos acordando todas essas músicas maravilhosas, tanto as letras quanto instrumental”, destaca JP.

Mestre Cupijó, ainda segundo JP, tinha uma facilidade em criar melodias, e também era compositor. Para o diretor musical, Cupijó “fazia arranjos com uma perfeição rara”. Sobre o trabalho de recontar a história de seu tio, a cineasta avalia: “Não é um filme autoral da Jorane, é um filme que se coloca a serviço da música do Mestre Cupijó, é um filme para fazer a gente amar e descobrir a música do Mestre”. 

Serviço: Lançamento do documentário "Mestre Cupijó e seu Ritmo", de Jorane Castro
Data: hoje, 24, às 19h
Local: Cinema Olympia (Av. Pres. Vargas, 918 - bairro da Campina/Belém-PA)
Entrada gratuita

Show:“Baile do Mestre Cupijó”
Data: hoje, 24, a partir das 22h
Local: Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 - Bairro de Fátima-Belém-PA)
Ingressos: R$ 10 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA