MENU

BUSCA

Conheça o filme 'Levante', premiado em Cannes e outros festivais de cinema

Dirigido pela Lillah Halla, o longa conta a história de uma jovem jogadora de vôlei que precisa lidar com a gravidez no auge de sua carreira

Juliana Maia

O filme "Levante" estreou no Brasil há pouco mais de duas semanas e está repercutindo para além das fronteiras do país. Premiado no Festival de Cannes e dirigido pela cineasta Lillah Halla, o longa-metragem aborda a gravidez de uma jovem jogadora de vôlei no auge da carreira e a tentativa de interromper a gestação antes de enfrentar uma de suas disputas mais importantes dentro das quadras.

VEJA MAIS

Sessão da Tarde 50 anos: saiba quais foram os primeiros filmes transmitidos e os mais exibidos
Programa da TV Globo completa 50 anos ao ar nesta segunda-feira (4)

‘Jorge da Capadócia’: trailer traz dragões e batalhas estilo ‘Game of Thrones’
O longa dirigido, produzido e estrelado por Alexandre Machafer será lançado nos cinemas nacionais no dia 18 de abril.

Novo filme do 'Corvo' ganha primeiras fotos oficiais
Filme com direção de Rupert Sanders estreia em junho

Em "Levante", a atriz Ayomi Domenica dá vida à Sofia, a atleta que protagoniza a trama. Às vésperas de um campeonato decisivo, podendo jogar profissionalmente no Chile. Decidida a interromper a gestação, a jovem enfrenta julgamentos de várias pessoas a pressionando para manter a criança.

O longa-metragem da diretora Lillah se destacou em premiações e grandes festivais, considerado o melhor filme de estreia pela Fipresci, a Federação Internacional de Críticos de Cinema, durante o festival de Cannes.

Além de ser premiado no festival francês, venceu na categoria "melhor filme" no Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz, no Mix Brasil, e de melhor filme ibero-americano no Festival de Palm Springs. "Levante" também conquistou "melhor direção de ficção" no Festival do Rio e recentemente "Melhor Primeiro Longa-metragem de Ficção" no Pan African Film Festival 2024.

Assista ao trailer:


(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão da editora de Oliberal.com, Vanessa Pinheiro)

Cinema