Ator premiado de 'Rambo', Brian Dennehy, morre aos 81 anos
Brian Dennehy venceu um Globo de Ouro e dois Tonys, o prêmio mais importante do teatro americano, na carreira.
O ator Brian Dennehy, que ficou marcado pelo papel do Xerife Will Teasle em "Rambo: Programado Para Matar" (1982) e venceu um Globo de Ouro e dois Tonys na carreira, morreu nesta quarta-feira (15) em casa na cidade de New Haven (EUA), de causas naturais. O ator tinha 81 anos.
A filha do ator, Elizabeth, postou comunicado no Twitter, esclarecendo que a morte não tem relação ao novo coronavírus. "Maior que a vida, generoso até o fim, um orgulhoso e devotado pai e avô, ele deixará saudades para sua mulher, Jennifer, sua família e muitos amigos", declarou.
Além de "Rambo", Brian Dennehy fez vários papéis coadjuvantes marcantes. Dentre as obras que atuou estão a ficção científica "Cocoon" (1985), o faroeste "Silverado" (1985, com Kevin Costner), a comédia "Perigosamente Juntos" (1986, com Robert Redford), e o mistério "Acima de Qualquer Suspeita" (1990, com Harrison Ford). Em um trabalho de adaptação televisiva da peça "Death of a Salesman" (2000) rendeu uma vitória no Globo de Ouro.
O ator venceu um Tony pelo papel, em 1999, e voltou a faturar o troféu maior do teatro americano em 2003, por "Long Day's Journey Into Night". Na maior premiação da TV norte-americana - o Emmy, Dennehy foi indicado seis vezes, mas nunca venceu.
Uma das últimas participações na televisão foi na série "The Blacklist", em que interpretou o personagem Dominic Wilson com várias participações especiais e "Hap and Leonard". Já no cinema, atuou em "Cavaleiro de Copas" (2015), de Terrence Malick, e na comédia "Te Peguei!" (2018).