MENU

BUSCA

Cine Líbero recebe 'Mostra Pedro Veriano' com programação gratuita e homenagem ao pesquisador

A programação apresenta documentário sobre o médico e crítico de cinema, curtas-metragens raros e trilha sonora ao vivo, proporcionando ao público uma imersão na história do cinema e na memória de Belém

Amanda Martins

A ‘Mostra Pedro Veriano’ acontece nesta segunda-feira (10/02), às 19h, no Cine Líbero Luxardo, no Centur, em Belém. Gratuito e aberto ao público, o evento homenageia o médico, pesquisador e crítico de cinema Pedro Veriano, falecido em janeiro deste ano, aos 88 anos. A programação reafirma sua contribuição para a valorização da sétima arte na região, destacando sua trajetória como cineclubista, exibidor e referência na difusão do cinema na Amazônia.

VEJA MAIS

“Os filmes têm essas características, o Pedro gostava de filmar em sets da cidade, para aparecer a cidade, como a Praça da República, algumas ruas que ele andava, os túneis de mangueira, beira de rio, ladeiras da Cidade Velha. Então a gente vai passeando pela cidade mesmo, num tempo que não existe mais e numa outra Belém”, destacou Souza.

A programação começa com a exibição do documentário 'Lanterna Mágica' (2001), de Vicente Cecim, que apresenta a trajetória de Pedro Veriano, destacando sua dedicação ao cinema como pesquisador, cineclubista e fomentador cultural. 

O Desastre | 8’50’’ | (1952)  

Um garoto pobre é atropelado e o irmão mais velho vai procurar o padrasto para pagar o tratamento médico. O homem era encontrado recebendo dinheiro. Mas não atendia ao enteado. Com raiva, esse irmão desvelado mata o tal padrasto por estrangulamento. Logo depois corria para dar o dinheiro ao Doutor. Mas era preso. Um dia depois, na cadeia, recebia a visita do médico que se prontificava a fazer o tratamento do garoto atropelado sem cobrar honorário e despesa hospitalar.

Deus de Ouro  | 3'30’' | (1953)  

Um grupo de exploradores penetra a selva amazônica e encontra uma tribo selvagem, sofrem uma emboscada e são capturados por eles. Depois de um julgamento com a cúpula da tribo, um dos exploradores é morto por um dos índios. Em seguida decidem matar todos, mas antes de levarem a decisão a frente, os cativos se rebelam e tomam o domínio da situação, fogem e levam como refém a rainha da tribo, enveredando-se pelas matas amazônicas.

A Visita | 8’ | (1951)  

Uma versão de Macbeth transportada para o meio rural brasileiro. Um agricultor é chamado da roça pela mulher para ver um homem que pedia abrigo. Eles percebem algo estranho e espiam o sujeito por uma fresta, ele está cheio de dinheiro. O casal fica assustado e a mulher pede ao marido que mate o hóspede. Ele fica em dúvida, mas acaba cedendo. Ao arrastar o corpo, cai do bolso da vítima uma carteira de identificação, o casal analfabeto não liga, mas a câmera revela, trata-se de um paciente incurável com uma doença altamente contagiosa.

Cultura