MENU

BUSCA

Engajada na causa ambiental, Christiane Torloni visita comunidades em Santarém

Atriz conheceu locais como Maguari e Jamaraquá, ambos localizados na Floresta Nacional do Tapajós

Redação Integrada

A atriz e diretora Christiane Torloni aproveitou a participação na primeira edição do Festival de Cinema de Alter do Chão, no último dia 26 de outubro, para conhecer comunidades tradicionais de Santarém, no oeste paraense. De acordo com o site Rede Mocoronga, logo após os compromissos em Alter do Chão, a artista partiu em viagem para conhecer o Centro Experimental Floresta Ativa, na Resex em Santarém.

Além disso, Torloni também teria ido ainda nas comunidades Maguari e Jamaraquá, ambas localizadas na Floresta Nacional do Tapajós. Já em Urucureá, região da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, Torloni conheceu as produções artesanais da Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta, conversou com os moradores das comunidades e realizou filmagens.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

No debate com o público após a exibição do nosso filme no @festivaldealterdochao #amazoniaodespertardaflorestania #desmatamentozero

Uma publicação compartilhada por Christiane Torloni (@christorloni) em

FESTIVAL

Conhecida pelo engajamento com a causa ambiental, especificamente na região amazônica, a artista exibiu o documentário "Amazônia, despertar da Florestania" durante a programação em Alter do Chão. Em entrevista exclusiva à Rede Mocoronga, Torloni revelou que a ideia do documentário, dirigido por ela e por Miguel Przewodowski, surgiu após a gravação de uma produção da Rede Globo, no estado do Acre.

"Foi quando nós começamos a fazer uma minissérie chamada Amazônia de Chico Mendes. Nós começamos a gravar em 2006 e foi lançada em 2007. Foi a primeira vez que eu vi terra arrasada no Acre. A partir daquele momento, eu, Victor Fasano e Juca de Oliveira fizemos uma abaixo assinado que pedia a preservação da Amazônia e desmatamento zero e conseguimos mais de um milhão de assinaturas. A história do filme começa numa ação de defesa pela Amazônia. O filme nasce da arte do encontro", pontuou. 

Cultura