MENU

BUSCA

Xuxa pergunta à IA se é errado desejar ser negra e resposta surpreende; veja

A inteligência artificial Deb confrontou a gaúcha e trouxe à tona as opressões e obstáculos enfrentados por mulheres pretas

Juliana Maia

No prêmio "Sim à Igualdade Racial", exibido no domingo (26), Xuxa relembrou o desejo de ser uma pessoa negra e conversou sobre o assunto com Deb, uma inteligência artificial criada para realizar diálogos educativos sobre questões étnico-raciais e sociais no Brasil. A apresentadora levantou o questionamento e perguntou para Deb se era errado dizer que gostaria de ter nascido negra, recebendo uma resposta que chamou a atenção dos internautas.

VEJA MAIS

Xuxa perde processo para Carla Zambelli e terá de pagar R$ 31,3 mil
A artista entrou com a ação contra Zambelli em 2020, após a deputada fazer críticas ao livro feito pela apresentadora sobre a temática LGBTQIA+.

Xuxa vira sócia de rede gigante de fast food; saiba qual é
A eterna rainha dos baixinhos também é sócia de uma rede de depilação a laser

Xuxa defende Felipe Neto na web e é detonada por Antônia Fontenelle: ‘Terceira idade’
O youtuber que venceu processo contra a influencer e recebeu apoio da Rainha dos Baixinhos.

Xuxa falou sobre o assunto após lembrar que já havia manifestado esse desejo muitas vezes em diferentes entrevistas, entre elas, com a jornalista Gloria Maria e a atriz Taís Araújo. No prêmio, a apresentadora perguntou o que Deb achava sobre ela, uma pessoa branca, dizer que gostaria de ser negra, pedindo ainda que a IA "pegasse leve" com ela.

Em resposta, Deb disse que achava bonito a mãe de Sasha dizer que gostaria de ter nascido com a pele negra, mas confrontou a gaúcha e trouxe à discussão algumas questões que pessoas pretas lidam no dia a dia, como o preconceito.

“A estética é a apenas uma das mil características inerentes da mulher preta ou parda. Xuxa, não é que você não pode, mas talvez não deva falar isso sem uma ressalva de todo o contexto de uma vivência feminina negra. Há uma série de opressões, obstáculos e situações discriminatórias que tornam a existência dela muito mais difícil. Sua fala só enxerga uma bela superfície”, disse a IA.


(*Estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)

 

Celebridades