Ex-BBB Flay mostra rosto coberto de espinhas após uso de 'chip da beleza'; saiba os riscos
Confira os riscos a saúde que o chip hormonal pode causar
A cantora e ex-BBB Flayslane chocou os fãs ao mostrar uma foto do rosto coberto de espinhas. Ela explicou que ficou com a face cheia de acne após fazer uso de um chip hormonal, também conhecido como “chip da beleza”. Nas redes sociais, ela desabafou sobre o período que o dispositivo fazia efeito em seu corpo.
VEJA MAIS
Quais os riscos do 'chip da beleza'?
Apesar de ser chamado de "chip", o produto é um tubinho de silicone com cerca de três centímetros inserido no subcutâneo (gordura abaixo da pele). Diariamente, ele libera hormônios no sangue. O chip da beleza é muito famoso entre as celebridades por prometer realizar diversos benefícios ao corpo, como: perder gordura corporal, aumentar a libido, definir a musculatura, disfarçar celulites, interromper a menstruação, entre outros. Porém, não é recomendado por diversos especialistas.
O chip é composto por gestrinona, um hormônio sintético derivado da 19-nortestosterona que apresenta efeito androgênico e com potencial de aumentar os níveis de testosterona (hormônio masculino) no corpo da mulher. Dessa forma, a gestrinona é reconhecida internacionalmente como um anabolizante e está na lista de substâncias proibidas no esporte pela Wada (da sigla em inglês Agência Mundial Anti-Doping), embora ainda não esteja na lista atualizada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Veja os principais efeitos colaterais observados o 'chip da beleza'
- acne
- queda de cabelo
- aumento da oleosidade na pele
- excesso de pelos no corpo
- alterações no colesterol
- mudança no timbre da voz
- aumento do clitóris
Muitos dos efeitos podem ser até mesmo irreversíveis.
(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora Web de OLiberal.com, Vanessa Pinheiro)