Dia da Amazônia: 10 celebridades que lutam pelo meio ambiente e defendem a causa indígena
Famosos utilizam sua influência para conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente e da floresta amazônica para o mundo
O Dia da Amazônia, comemorado nesta segunda-feira (5), é uma maneira de trazer visibilidade e conscientizar a sociedade para a importância deste bioma para o mundo. A data é referente ao dia 5 de setembro de 1850, quando o príncipe Dom Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, atualmente estado do Amazonas. A data foi instituída no dia 19 de dezembro de 2007, após aprovação do projeto de Lei nº 11.621. Atualmente, muitos famosos são envolvidos com a causa e utilizam suas redes sociais para chamar atenção dos seguidores para a região e defender os povos originários que a habitam.
VEJA MAIS
Gisele Bündchen
A relação da modelo com a Amazônia começou em 2004, durante uma viagem ao Xingu, uma espécie de imersão para entender como vivia a população dessa região. Gisele conta que se deparou com uma série de problemas enfrentados pelos habitantes - índios, ribeirinhos e não índios -, principalmente relacionados com a poluição da água e com o desmatamento.
Em 2009, a modelo tornou-se embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e, desde então, ajuda a ONU a chamar atenção da população mundial para a causa ambiental. Em seu Instagram, Gisele costuma dar destaque a postagens que falam a importância da preservação das florestas e das riquezas naturais que elas ainda guardam.
Marcos Palmeira
O ator é defensor do meio ambiente há muitos anos. Desde a década de 80, quando trabalhou e viveu junto a um povo indígena, por conta de um laboratório experimental para uma produção de cinema, Marcos conta que passou a olhar com mais carinho e atenção para a Amazônia.
Ele também usa o Instagram para conscientizar os seguidores a olharem com mais atenção para a natureza. Além disso, o ator faz parte da ONG “Uma Gota no Oceano”, criada com o intuito de divulgar os problemas enfrentados pelas populações tradicionais que vivem na floresta, destacando alternativas energéticas, o desenvolvimento sustentável e a ameaça das mudanças climáticas.
Leonardo DiCaprio
O ator tem uma relação antiga com a questão ambiental e é um dos representantes da causa pela Organização das Nações Unidas (ONU). DiCaprio participa de encontros com lideranças e especialistas para discutir e cobrar das autoridades soluções para o avanço dos problemas climáticos no mundo.
Como os demais, o ator também utiliza as redes sociais para expor sua preocupação com o desmatamento na Amazônia e usa dados oficiais para mostrar alguns dos principais problemas que afetam a região, como as queimadas, a fim de estimular os seguidores a darem mais atenção para a floresta.
Vitão
Desde a infância, por influência dos pais, Vitão aprendeu a importância de se preocupar com as causas ambientais. Com os olhos voltados para o futuro, o cantor diz que procura usar sua voz e influência para levar aos fãs a importância de preservar o meio ambiente, mesmo com pequenas atitudes, como economizar água e fazer a separação e reciclagem do lixo.
Atualmente, o cantor integra a Brigada Digital do Greenpeace Brasil, composta por um grupo de influenciadores que usam as redes sociais para aumentar o olhar da população mundial para a Amazônia e debater questões sobre o meio ambiente, por meio de videochamadas com seus fãs e também especialistas da ONG
Alok
O DJ de música eletrônica quer dar voz e visibilidade para a Amazônia por meio de suas composições. Em parceria com artistas indígenas, Alok está produzindo um álbum e um documentário, que serão lançados ainda este ano, com músicas totalmente dedicadas a essa temática. De acordo com o artista, esta é uma forma de trazer reconhecimento aos povos que não estão sendo vistos ou ouvidos como deveriam.
No último domingo (4), durante o encerramento da apresentação no Palco Mundo do Rock In Rio, o cantor mostrou algumas de suas parcerias com artistas indígenas, em um medley das faixas “Sangue Indígena/Rigor Mortis/ Vale Vale/Baiame”. Em um telão gigantesco foram projetadas imagens de alguns dos principais representantes da luta pela floresta e dos povos tradicionais que nela vivem, com a frase “Amazônia de Pé”.
Gaby Amarantos
A artista paraense, conhecida por homenagear a Amazônia e o Pará em suas músicas e apresentações, recentemente lançou o álbum “Purakê”, com composições que fazem referência à região, enaltecendo a cultura e a riqueza da Floresta Amazônica.
Gaby acredita que as pessoas precisam se envolver e buscar conhecer um pouco mais sobre a região, e que esse mergulho na realidade amazônica deve incluir o estímulo à preservação da floresta, a abertura de oportunidades para artistas amazônicos e, consequentemente, o reconhecimento da cultura local.
Maria Gadú
De família indígena, a cantora lançou uma série no YouTube chamada “O Som do Rio”, com episódios que mostram os detalhes de uma viagem feita pela Amazônia, onde a artista pôde conhecer um pouco sobre o passado de sua família, conversar com lideranças indígenas e se aprofundar na realidade da região para melhor defendê-la.
Com “O Som do Rio”, Gadú busca chamar atenção do País para os problemas enfrentados pelo povo Munduruku. Com depoimentos de indígenas dessa etnia, a cantora também quer mostrar a enorme riqueza cultural dos povos originários da Amazônia.
Wagner Moura
Sempre engajado com a questão ambiental e política, o ator e produtor brasileiro faz parte de uma campanha global produzida pela “Survival International” em defesa dos direitos dos povos indígenas que vivem isolados há 50 anos. A intenção da campanha é juntar apoiadores para que estas populações e suas terras sejam protegidas e para que possam viver da maneira em que escolherem, sem serem ameaçados.
Em 2020, com o Greenpeace, Wagner lançou o projeto “Tem um monstro na minha cozinha”, animação que conta a experiência de um menino que ao ter sua cozinha invadida descobre como a indústria da carne está devorando nossas florestas.
Mateus Solano
O ator é Defensor da Campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, desde 2018. Solano utiliza as redes sociais para potencializar o discurso em defesa da preservação do meio ambiente, do consumo sustentável e do descarte correto do lixo. Solano visitou a Amazônia em 2018 e, desde então, usa sua influência para defender a floresta amazônica e seus habitantes.
Christiane Torloni
Conscientizar os brasileiros e os povos do mundo para a realidade da Amazônia é também a missão abraçada pela atriz Cristiane Torloni. Em 2019, ela dirigiu o documentário “Amazônia - O Despertar da Florestania”. Torloni usa as redes sociais para divulgar o trabalho de ONGs que atuam na proteção ambiental, além de também fazer parte da instituição The Science Panel for the Amazon (SPA).
(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA