MENU

BUSCA

Atriz Amanda Linhares fala sobre série na Netflix, novos projetos e saudade do açaí paraense

Amanda estreou no dia 21 de agosto na terceira e última temporada do seriado “De Volta Aos 15’

Amanda Martins

A atriz paraense Amanda Linhares, de 26 anos, está vivendo um grande momento em sua carreira. Com um papel de destaque na terceira e última temporada da série "De Volta aos 15", da Netflix, onde interpreta a personagem Rafa, ela também se prepara para protagonizar seu primeiro curta-metragem de terror e planeja levar sua peça solo para São Paulo. 

Paraense Amanda Linhares é escolhida para a terceira temporada da série ‘De Volta aos 15’ da Netflix
Em entrevista para a reportagem de O Liberal, a artista conta o processo de seleção, personagem e planos para 2024

Amanda, que cresceu em um ambiente artístico por ser filha de atriz, iniciou sua trajetória no teatro aos 14 anos. Formada em Teatro e com mestrado em Atuação, ela já participou de várias produções como "Feiurinha: O conto desaparecido" e "Lisbela e o prisioneiro", em versão musical. 

Sua estreia em plataformas de streaming ocorreu no mês de agosto deste ano com a série da Netflix, onde dá vida à irreverente Rafa, responsável pela república onde moram as personagens de Maisa e Klara Castanho. Na série, as personagens estão em 2009 vivendo a fase da pós-adolescência e entrando na faculdade. 

“Ela é cheia de personalidade e pensa alto. Além de ser considerada a ‘mãezona do rolê’. Foi uma aventura viver essa personagem”, comentou a atriz, que se identifica com o contexto nostálgico da produção, em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal.

Sobre como conseguiu o papel, Amanda explicou que utilizou uma plataforma específica, onde atores podem publicar vídeos e currículos. "Eles viram meu perfil e me convidaram para fazer o teste. Lembro que estava em Belém ensaiando para a defesa do meu mestrado quando recebi o e-mail com o convite", relembrou, dizendo que se sentiu conectada com a personagem desde o início.

Formada em Teatro e mestre em Atuação, Amanda ressaltou a importância de representar diversidade na televisão, especialmente como uma mulher gorda e paraense.

“Agora imagina ser uma atriz gorda e paraense conseguindo estrear no streaming para mim é uma grande honra”, declarou Amanda. 

NOVIDADES NA CARREIRA

Além do sucesso na Netflix, Amanda tem projetos que serão colocados logo em prática. Um deles é a peça "Cadê a Outra? Cantos Cênicos de um Corpo Duplo", sua defesa de mestrado que aborda questões pessoais e familiares. 

“Essa peça conta a história da minha irmã gêmea que não nasceu, e a relação que imagino que teríamos", explicou a atriz. 

Com músicas escritas por ela mesma e uma forte conexão com a cultura paraense, Amanda sonha em levar o espetáculo para São Paulo com a mesma equipe com que trabalhou desde seus tempos de formação na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Outro projeto que Amanda está envolvida é o curta-metragem de terror psicológico “Brutalista”, em que ela protagoniza sua primeira grande produção no cinema.

“É um drama psicológico, minha personagem é apática, mas tem um enredo muito interessante. Estou torcendo para inscrever o filme em festivais”, contou.

SAUDADE DE CASA

Mesmo morando em São Paulo, Amanda não esconde a saudade de Belém, especialmente da culinária. “Sinto muita falta do açaí”, revela. Ela costuma abastecer sua geladeira com produtos típicos trazidos por amigos e familiares, como farinha baguda e tapioca.

Celebridades