MENU

BUSCA

Ator que interpretou Harry Potter critica autora da saga

Daniel Radcliffe reclamou de tuítes 'transfóbicos' atribuídos à J.K. Rowling

Redação Integrada

O ator Daniel Radcliffe não pensou duas vezes em criticar a autora de "Harry Potter", do personagem homônimo que o lançou no cinema, para defender seus ideais. Ele rebateu uma série de tuítes da escritora J.K. Rowling, após uma série de tuítes dela que foram considerados transfóbicos. A situação virou um bate-boca virtual.

Em um dos posts, Rowling definiu mulheres com base na menstruação: “'Pessoas que menstruam'. Tenho certeza de que costuma haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude? Wumben? Wimpund? Woomud? (alterações propostas pela palavra 'mulher')”.

“Mulheres transexuais são mulheres”, rebateu Radcliffe em um artigo no site do The Trevor Project, uma organização que ajuda jovens LGBTQ em risco.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

DANIEL RESPONDS TO J.K. ROWLING’S TWEETS ON GENDER IDENTITY

Uma publicação compartilhada por Daniel Radcliffe (@daniel9340) em

A autora acrescentou: “Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa. Não é ódio falar a verdade.”

Ela continuou: “A ideia de que mulheres como eu, que foram empáticas a pessoas trans por décadas, me sentindo como uma aliada porque elas estão vulneráveis da mesma forma que mulheres - em relação à violência masculina - odeiam pessoas trans porque acham que sexo é real e viveu as consequências disso é sem sentido.”

“Eu respeito o direito de pessoas trans viverem de forma confortável e autêntica. Eu marcharia com você se você fosse discriminado por ser trans. Da mesma forma, minha vida me formou como uma mulher. Não acredito que esteja fazendo uma declaração de ódio em afirmar isso”, finaliza Rowling.

Radcliffe também disse que “lamentava profundamente” pelos fãs de Harry Potter que se sentiram “manchados ou diminuídos” pelos comentários de Rowling.

“Espero que vocês não percam o que era realmente valioso naquelas histórias para vocês”, escreveu o ator, que pediu aos internautas não deixarem as palavras de Rowling interferirem nas mensagens de amor contidas nos livros Harry Potter.

“Se você encontrou alguma coisa nessas histórias que ressoou com você e te ajudou em qualquer momento de sua vida - isso está entre você e o livro que você lê, e é sagrado”, disse Radcliffe, que acrescentou: “E na minha opinião, ninguém pode tocar nisso.”

Radcliffe é um defensor do Projeto Trevor e, em 2011, foi homenageado com o Prêmio Herói da organização.

Em 2019, Rowling foi criticada por apoiar uma mulher demitida por dizer que as pessoas não podem mudar a identidade de gênero.

Celebridades