Catalendas é tema de exposição na UFPA
Mostra aberta até 6 de julho na UFPA foi organizada por estudantes
O programa infantil “Catalendas”, da Cultura Rede de Comunicação, é tema da exposição “Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV”, organizada por estudantes da turma de 2015 do curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A exposição pode ser visitada até o dia 6 de julho, no campus da UFPA, em Belém, com entrada franca.
“A intenção dos estudantes é fazer uma ponte entre o conhecimento tradicional e essa relação do homem com a natureza, que é característico do programa Catalendas. Essa mostra faz parte das atividades curriculares do curso e a ideia é apresentar ao público uma narrativa com foco na trajetória do programa”, explica o professor Emanoel Fernandes Júnior, do curso de museologia da UFPA.
“Eu vou, mas eu volto!” tem como acervo um conjunto de cenários e bonecos referentes aos personagens e paisagens, com predominância amazônica, que fizeram parte do programa Catalendas. Na exposição, o público poderá conferir três cenários e 10 bonecos que marcaram o infantil como o Preguinho, Dona Preguiça, Lobisomem e o Mapinguari. A Curadoria é da própria turma de Museologia que, de maneira coletiva, trabalhou com a proposta desde o quinto semestre. A escolha do programa como objeto da exposição surgiu durante a disciplina “Elementos da Exposição”, na qual a turma desenvolveu um conjunto de projetos com temáticas variadas para que, ao final, por meio de votação, fosse escolhido tema da exposição curricular.
A ideia para o tema partiu da vivência em teatro de uma estudante da turma, que considerou importante o Catalendas devido à pluralidade do acervo, tanto em relação aos personagens principais, Dona Preguiça e Preguinho, quanto à sua diversidade de narrativas. Produzido pela Companhia In Bust – Teatro com Bonecos, o Catalendas foi exibido pela TV Cultura do Pará entre os anos de 1999 e 2013. Além dos 115 municípios paraenses que recebem o sinal da TV Cultura, o Catalendas também foi veiculado na TV Brasil e no Canal Ra-Tim-Bum, além de alguns países do continente africano por meio da TV Brasil Internacional.
A exposição “Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV” está no laboratório de montagem expográfica que funciona no prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (campus Guamá). A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, no horário de 10h às 12h e de 14h às 17h. Escolas podem agendar visitas monitoradas por meio do e-mail exposicaocatalendas@gmail.com