Casarões, cabarés e botequins são temas da próxima edição do Samba de Zé, em Belém
Sob o tema “A Lapa é aqui!”, o evento promete reunir os devotos do “Seu Zé Pelintra”, que representa a boêmia carioca
Em Belém também tem samba, sim! O “Samba de Zé” é uma festividade promovida pela Tenda Ogum Beira Mar e Mamãe Oxum há mais de dez anos, com o intuito de valorizar o samba dos terreiros na cidade e fomentar essa cultura entre os simpatizantes. A roda de samba aberta ao público será realizada neste sábado (10), a partir das 16h, na Tenda Ogum Beira Mar e Mamãe Oxum, sob o tema “A Lapa é aqui!”, que promete reunir os devotos do “Seu Zé Pelintra”, que representa a boêmia carioca.
Assim como no Rio de Janeiro, a maioria das capitais brasileiras conserva na memória o frenesi dos bairros que hoje são considerados históricos. Na Lapa carioca, a proximidade com o centro financeiro e cultural estimulou o surgimento de botequins, cabarés e casas de espetáculos, reunindo não apenas as elites, como também artistas, gigolôs, prostitutas e os chamados “malandros”, homens socialmente marginalizados mas elegantemente vestidos, que dominavam as artimanhas das jogatinas e da capoeira. Segundo a responsável pela Tenda Ogum Beira Mar, Ziziane Souza, “O samba de Zé é aquele samba que sai de dentro do terreiro e vai para a rua. É um samba que mostra nossa cultura, nossa raiz e agrega músicos tradicionais, novos e toda a força da nossa musicalidade e região. Sabemos fazer samba sim e temos muitos talentos por aqui. Queremos quebrar esse paradigma, mostrar que o samba pode ser feito em qualquer lugar. O nosso lema é que o samba alimenta, buscamos ajudar ainda a comunidade em que fazemos parte com projetos sociais”, explicou.
Na capital paraense, a atmosfera dos bairros antigos e boêmios é traço marcante da Cidade Velha. Bares de rua são ponto de encontro da “malandragem contemporânea”, que busca na noite locais que ofereçam boa música, bebidas geladas e petiscos saborosos. Para Ziziane, é isso que o evento busca. “O público pode esperar grandes artistas, para resgatar essa cultura aqui na nossa região. Com alegria, alergia, axé, união e muito amor. Porque a ‘Lapa é aqui’, toda aquela energia você pode encontrar por aqui”, concluiu.
Agende-se
Samba de Zé – Edição “A Lapa é aqui”
Data: 10/09
Hora: a partir de 16h
Local: Tenda Ogum Beira Mar e Mamãe Oxum (Endereço: Rua Gurupá, 18, entre Dr Assis e São Boaventura)
Informações: (91) 98954-5313
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA