MENU

BUSCA

Casa dos Palhaços tem "ContRação de Histórias" no final de semana

Xirley Tão, interpretada por Adriano Furtado, convida o público a uma viagem lúdica pelo mundo das fábulas infantis

Ana Carolina Matos

Desde abril de 2014, a Associação Cultural Palhaços Trovadores realiza o projeto "Tem Gente na Casa!". Voltado para apresentações de grupos, coletivos e artistas independentes, a iniciativa cede pautas para divulgar e estimular a produção de espetáculos de menor proporção. Desta vez, o espaço apresenta a “ContRação de Histórias”, da Companhia Cênica de Cínicos, que tem início hoje, 5, e segue até 7 de abril, às 20h, Casa dos Palhaços. Os ingressos custam R$ 20, com meia-entrada para estudantes.

Este é o primeiro espetáculo solo de Xirley Tão, interpretada por Adriano Furtado, desde a fundação da Companhia, há sete anos. Com uma “máquina do tempo”, a drag queen convida o público a uma viagem lúdica pelo mundo das fábulas infantis, a partir da dublagem das historinhas dos disquinhos de vinil, muito populares nas décadas de 1960 a 1980. Mergulhada na veia cômica, Xirley vai narrar as aventuras de “A Lebre e a Tartaruga”, “A Formiguinha e a Neve” e “A Cigarra e a Formiga”, de uma maneira divertida que deve animar o público.

A dificuldade e a burocracia que envolvem a liberação de pautas para artistas independentes foi um dos motivos que fez com que a Associação abrisse as portas para a apresentação de outros coletivos.

"A gente trabalha na perspectiva de utilização da casa por outros grupos. Houve um momento em que, principalmente os grupos pequenos, amadores ou sem muita referência, não tinham acesso aos espaços públicos. Havia também essa questão da Pauta Livre, em que sempre foram muito burocráticos", explica Cleice Maciel, que coordenou o projeto durante três anos.

"Geralmente chamamos grupos que tenham espetáculos pequenos pra usarem o espaço uma vez por mês. A ideia é que seja um espaço que contribua pra formação da plateia, que também venha conhecer o espaço como um espaço cultural da cidade", acrescenta ela, que integra o Palhaços Trovadores há 18 anos.

Em consolidação como mais uma referência de espaços culturais na capital paraense, tanto para artistas quanto para o público, além de facilitar as pautas, o projeto cobra apenas uma porcentagem de 30%, em cima da bilheteria do evento, uma cobrança diferente do que é feita pelos grandes teatros de Belém.  "A gente começou a movimentar essa casa. Os Palhaços (Trovadores) contribuem na produção. Acaba sendo um espaço de grupo e traz a ideia de democratizar o espaço", pontua Cleice.

Os interessados podem solicitar a pauta da Casa por meio do e-mail temgentenacasa@gmail.com. O material deve conter informações informações sobre o espetáculo a ser apresentado com fotos, release e ficha técnica, além do mês pretendido para a apresentação. Após esse envio, a coordenação verificará a viabilidade da agenda e entrará em contato com o solicitante para acertar os detalhes da apresentação.

Agende-se:

Projeto "Tem Gente na Casa!" apresenta ContRação de Histórias
Data: 
De 5a 7/4, às 20h
Casa dos Palhaços (Tv. Piedade, 533, no bairro do Reduto)
Ingressos: R$ 20, com meia-entrada para estudantes

Cultura