MENU

BUSCA

Carnaval do Rio de Janeiro: qual o samba-enredo da Portela em 2024?

Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, ou simplesmente Portela, é uma das escolas que disputarão pelo título do carnaval carioca em 2024

Gabriel Bentes

Em 2024, as 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro vão mais uma vez até a Marquês de Sapucaí para desfilar no carnaval para disputar pelo título carnavalesco carioca em 2024. Entre elas, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, ou simplesmente Portela.

Neste ano, as escolas se apresentarão dias 11 e 12 de fevereiro, domingo e segunda-feira, respectivamente, com um novo samba-enredo, que dita a estética das fantasias, músicas e estruturas apresentadas no sambódromo carioca.

Abaixo, confira o samba-enredo da Portela que será contado no sambódromo.

VEJA MAIS

Carnaval do Rio de Janeiro: qual o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel em 2024?
Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, ou simplesmente Mocidade, é uma das escolas que disputarão pelo título do carnaval carioca em 2024

Carnaval do Rio de Janeiro: qual o samba-enredo do Salgueiro em 2024?
Escola terá como samba-enredo a história do Brasil indígena a partir da tragédia e da luta do povo Yanomami.

Carnaval Rio de Janeiro: veja os dias, horários e onde assistir o desfile das escolas de samba
Nos dias 11 e 12 de fevereiro, Marquês de Sapucaí receberá as escolas do Grupo Especial

Qual o samba-enredo da Portela no carnaval 2024?

Escrito pelos carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues, o samba-enredo da Portela é baseado no romance “Um Defeito de Cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves. A escola vai narrar a saga de uma negra matriarca que se confunde a tantas outras até hoje. O enredo refaz os caminhos imaginados da história da mãe preta, Luiza Mahim, através de seu filho, Luiz Gama.


"Salve a lua de Benin / Viva o povo de Benguela / Essa luz que brilha em mim / E habita a Portela / Tal a história de Mahin / Liberdade se rebela / Nasci quilombo e cresci favela!", canta o samba-enredo.

(*Estagiário de jornalismo Gabriel Bentes sob supervisão da editora web de OLiberal.com Vanessa Pinheiro)

Cultura