Carlinhos de Jesus lê livro para crianças de escola estadual em Belém
Através do projeto ‘Lê Pra Mim?’, o artista participou do momento literário na Pedreira, a primeira-dama Daniela Barbalho, Milton Cunha e a cantora Hellen Patrícia também leram um livro.
Esta semana, o projeto ‘Lê Pra Mim?’ chegou a Belém com o objetivo de incentivar a leitura entre crianças de escolas públicas. Com 15 anos de história, o encontro promove a intimidade entre a literatura e o público.
Carlinhos de Jesus foi o responsável por abrir a programação na capital paraense. Na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro da Pedreira, o artista leu a obra “O Fantasma do Valentão”, do paraense Ed Saraiva Jr. O livro narra o encontro de Matheus com um grupo de valentões na escola.
“Não é novidade nenhuma que eu amo Belém, então estar aqui para mim já é uma grande alegria. Amo essa cidade e esse estado, sou cidadão paraense, e estou muito feliz em estar aqui com meu CNPJ, minha imagem e meu poder de voz, despertando o interesse pela leitura das crianças. Uma coisa que me chamou a atenção quando cheguei à escola foi que não vi uma criança com o celular na mão. Na hora do recreio, o pátio estava lotado: meninos correndo e meninas sentadas, pegando seu lanche e conversando. Vi crianças vivendo um momento importante sem estarem grudadas em uma tela. Isso me chamou a atenção”, disse Carlinhos de Jesus.
VEJA MAIS
Ainda na segunda-feira (31), na mesma escola, mas no período da tarde, Milton Cunha leu Barrinho o Menino de Barro, de Mabel Velloso, e Hellen Patrícia levou a obra "Pretinho, o Sapato Medroso", de Marcia Corrêa Barros, para a criançada.
"Acho importantíssimo ler para as crianças porque é lúdico. Primeiramente, é um encontro humano delas com o artista, e isso, por si só, já é mágico e fantasioso, pois você entra no universo delas. Depois, há a fantasia, a alegria e um outro universo, que não é o da realidade, mas o da literatura. Isso é muito bonito porque mostra que sonhar é um direito e uma necessidade", disse Milton Cunha.
O projeto ‘Lê Pra Mim?’ proporciona encontros literários entre crianças e personalidades, que doam seu tempo para ler aos estudantes. A programação se estende até o dia 4 de abril. Além de Carlinhos de Jesus, Milton Cunha e Hellen Patrícia, hoje (1º), a leitura será na Escola Estadual Mateus do Carmo, no bairro da Terra Firme, com Jalília Messias, Saulo Sisnando e Adriano Barroso.
A leitura do dia 2 será na Creche Estadual Orlando Bitar, em Nazaré, com Edilson Moreno e Sônia Santos; no dia 3, Célia Pinho, Nando Cunha e Tanto Tupiassu farão a leitura na Escola Estadual Vera Simplício, no Telégrafo.
Para finalizar o projeto, no dia 4, na Escola Estadual Pratinha 2, a leitura será feita por Danielle Batista, Sônia de Paula e Marcelo Aouila.
Ao final de cada momento, cada criança participante receberá um livro infantil para levar para casa, incentivando a continuidade do hábito da leitura.
“O projeto planta uma sementinha nas crianças, mas é preciso contar com os professores na parte de regar. Por isso, também fazemos uma capacitação com eles. Durante a leitura, temos um intérprete de Libras. Eu sempre digo que uma cidade, um estado e uma nação se constroem por meio da literatura, do conhecimento. Acho que, através disso, formamos os nossos futuros. A minha preocupação e vontade é que, ao plantar essa sementinha, eu possa contribuir com o futuro das nossas crianças”, finalizou Sônia de Paula, atriz, produtora cultural e idealizadora do ‘Lê Pra Mim?’.