MENU

BUSCA

Carimbó do Pôr do Sol se despede com programação musical; Mestre Lourival é a atração da noite

No palco do projeto já passaram grupos tradicionais de carimbó do estado do Pará, entre eles, Frutos do Pará e o grupo Bendito Carimbó. Além de Kamundongo do Mangue, Roberta Brandão, Welliton Alemão, Cris Salgado, e Ugô

Emanuele Corrêa

O carimbó está sendo festejado desde o início das férias de julho, todas as sextas-feiras, no espaço cultural Na Maré, com o projeto "Carimbó do Pôr do Sol", realizado pela produtora cultural, Lorena Saavedra e a jornalista e curimbozeira, Roberta Brandão. Na programação da última sexta, 29, de julho, quem garante a sonoridade da noite é o mestre Lourival Igarapé, a partir das 17h, na rua São Boaventura, 112, bairro Cidade Velha.

No palco do projeto já passaram grupos tradicionais de carimbó do estado do Pará, entre eles, Frutos do Pará e o grupo Bendito Carimbó. Além de Kamundongo do Mangue, Roberta Brandão,  Welliton Alemão, Cris Salgado, e Ugô.

Lorena Saavedra, produtora cultural, educadora e mentora em processos criativos e econômicos revelou que o projeto nasceu da ideia de promover mais espaços com rodas de carimbó aos finais de semana na cidade, oportunizando a divulgação de artistas paraenses. "Comecei a questionar por que um ritmo que é Patrimônio Cultural não é de demanda fácil de encontrar. E o intuito desse projeto é oferecer à Belém festa de carimbó com grupos originais de carimbó. Que possam vir de outros municípios e interiores. O fomento à cultura não depende somente de iniciativas do Estado, mas de produtores, educadores e gestores da cultura", declarou.

O projeto começou no início de Julho, com o objetivo de oferecer uma programação regional ao Pôr do Sol, com vista ao rio, destacou Lorena. Ela contou que encerrar o mês com o mestre Lourival Igarapé, é importante. "Início de uma nova fase do projeto, que é de ofertas de oficinas de percussão, rodas de conversa sobre a nossa cultura regional, e trabalhar não somente com Festa, com a expansão do conhecimento sobre nossas raízes culturais. E o que a galera pode esperar é muito carimbó, muita dança, muito batuque e aquela energia gostosa que o Pôr do Sol na Beira do Rio nos dá", concluiu.

Lourival Monteiro Barros, mais conhecido como mestre Lourival Igarapé, é fazedor de cultura popular, músico, compositor, artesão - faz instrumentos musicais de carimbó -  tudo isso dividindo domicílio entre Icoaraci e original e Igarapé Açú.

Sobre o show de encerramento, Lourival irá destacar as músicas do seu EP "Queimadas", o primeiro álbum autoral, lançado em 2021. "Apresentaremos este show com as músicas do EP que tem uma pegada ambiental voltado para o Carimbó, mas que também abarca outros ritmos e outras músicas das rodas de carimbó no por do sol", disse.

"É importante para a sustentabilidade, divulgação e fruição da Cultura Popular paraense espaços como estes que recebem acolhem e incentivam a prática da cultura popular para brincar, conhecer e divulgar o Carimbó e outros brinquedos populares", complementou explicando a importância de espaços que mantenham vivo a tradição do carimbó no Pará.

O músico comentou que tem grandes expectativas para o show e que o público poderá aproveitar a noite ouvindo as 10 músicas autorais do EP, com arranjos especiais para o show, que retratam as vivências do mestre em Icoaraci. A música é para todas as gerações, destacou, e comentou que na sua casa funciona uma escolinha de carimbó para as crianças do Paracuri. "Uma mensagem ambiental em suas composições alertando sobre a destruição da natureza e suas vivências de conexões com ela. O EP Queimadas assim como muitas composições tem uma forte pegada ambientalista e ecológica, buscando essa conexão com a natureza principalmente da Amazônia através da observação e defesa diante da destruição e a salvaguarda da cultura popular através do Carimbó que é patrimônio cultural imaterial do Brasil numa troca com várias gerações de carimbozeiros e com as criança", finalizou.


Serviço

Evento:  Carimbó no Pôr do Sol - mestre Lourival Igarapé
Show:  Queimadas
Local: Restaurante Na Maré, rua São Boaventura, 112, Cidade Velha, Belém.
Hora: a partir de 17hs
Couvert R$ 15,00

Cultura