MENU

BUSCA

Çairé 2024 terá shows de Joelma e Manu Bahtidão em setembro, em Santarém

O tema "Ancestralidade Amazônica" e a programação do evento, agendado para o dia 14 em Alter do Chão e de 19 a 23 de setembro

O Liberal

Um dos maiores eventos culturais do oeste do Pará, o festival do Çairé, que é realizado anualmente na Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, contará com shows das cantoras Joelma e Manu Bahtidão. A organização do evento mobiliza técnicos da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a coordenação do Çairé e as agremiações dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi, responsáveis pelo belíssimo espetáculo apresentado ao público sempre no segundo fim de semana de setembro. O tema da festa este ano é "Ancestralidade Amazônica" e a programação se estenderá de 19 a 23 de setembro.

A programação foi construída em conjunto pela Prefeitura e comunidade. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destacou que "o Cairé de 2024 será o mais completo de toda a história de Santarém, pois estamos potencializando o rito religioso, a apresentação dos botos e aproveitando melhor a nossa praia". 

O Rito Tradicional seguirá a programação habitual. No entanto, as apresentações dos botos Cor de Rosa e Tucuxi trarão uma novidade: ambos se apresentarão na mesma noite, no sábado (21/9). A programação também inclui 37 atrações musicais, que vão desde artistas locais e regionais até nomes nacionais, distribuídas em três palcos: Lago dos Botos, Praça do Çairé e, pela primeira vez, na praia em frente à Praça Sete de Setembro.

VEJA MAIS

“Do lado de dentro”: livro fotográfico apresenta Festival do Çairé e outros festejos brasileiros
Produzido pela fotógrafa Andrea Goldschmidt, a obra reúne mais de 200 fotografias de 40 festas populares do Brasil.

Botos Tucuxi e Cor-de-Rosa levam cor e beleza à Alter do Chão no Auto dos Botos
Espetáculo de música e dança marca o fim da temporada folclórica do Çairé 2023 neste sábado (14)

Atrações

A programação oficial do Çairé 2024 começa no dia 14 de setembro e será aberta com o cortejo fluvial em busca dos mastros no Lago Verde, momento de forte simbolismo religioso que marca a parte sagrada das festividades. À noite, a tradicional Festa dos Mastros contará com apresentações musicais que prometem animar os participantes na sede do Clube Santo Antônio.

A partir do dia 19 de setembro, a programação se intensifica com a chegada dos juízes e procuradores ao Barracão, seguida pela celebração do cortejo, o hasteamento dos mastros e a fala das autoridades locais. O dia continua com apresentações culturais e ritos tradicionais que perpetuam a essência do Çairé, incluindo a esperada Corrida do Çairé e o famoso Beija-Fita, momento de despedida do dia, coroado com ladainhas e danças folclóricas.

Nos dias 20 e 21 de setembro, o público vai poder conferir shows locais com artistas como Silvan Galvão e Thays Sodré, Junior Viana, e, em especial, Manu Bahtidão e Joelma, que se apresentarão no Lago dos Botos. Além das performances musicais, a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa, um dos pontos altos da festa, acontecerá na noite de sábado (21).

Já no domingo (22), será a vez da tradicional ladainha e mais apresentações de Gambá de Pinhel e shows que irão embalar o público até a madrugada. O encerramento oficial do Çairé ocorrerá na segunda-feira (23), com a derrubada dos mastros e a Festa da Varrição, com a distribuição de tarubá (bebida indígena) e a apuração dos votos dos botos.

A Vila recebe cerca de 200 mil turistas e visitantes durante os cinco dias. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), organiza ainda um esquema especial de transporte com aumento da frota de coletivos e horários especiais. O evento deste ano conta com a parceria de vários patrocinadores, incluindo o Ministério do Turismo que investirá cerca de R$ 3 milhões no evento. 

Çairé 2024 é apresentado por: Ministério da Cultura, o Ministério do Turismo e a Prefeitura de Santarem. O evento tem patrocínio do Governo do Pará e de empresas, apoio da Comunidade de Alter do Chão e incentivo cultural da Lei Rouanet e do Programa Semear.

Confira a programação na íntegra aqui.

Cultura