MENU

BUSCA

Cacau Protásio é vítima de racismo por parte de bombeiros do Rio de Janeiro

A atriz gravou cenas se passando por bombeira e sofreu vários ataques

Redação Integrada

A atriz Cacau Protásio começou a gravar o filme 'Juntos e Enrolados' e nas cenas gravadas no último domingo (24), no Quartel-Central do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio, a atriz aparece com farda, dançando acompanhada de quatro bailarinos. A cena não agradou alguns integrantes da corporação e fizeram declarações racistas e preconceituosas contra a atriz.

De acordo com Leo Dias, vários áudios vazaram de um grupo de whatssap com mensagens criticando a liberação para a gravação do filme. Em uma das mensagens, um homem diz: "Olha a vergonha no pátio do quartel central. Essa mulher do 'Vai que Cola', aquela gorda, colocou a farda e botou os dançarinos viados com roupa de bombeiro. Isso é um esculacho, rapaz. Qual é a desse comandante? Vai deixar uma pu*$ria dessas no pátio do quartel?".

Em outro áudio, outro homem classifica a presença do grupo no quartel como lamentável, fazendo uso de termos homofóbicos, gordofóbicos e racistas. "Vergonhoso. Mete aquela gorda, preta, filha da puta numa farda de bombeiro, uma bucha de canhão daquela, com um monte de bailarino viado, quebrando até o chão. Vão achar que é o que? Bombeiro? Aquilo é tudo viado. Lamentável."

A repercussão nos grupos parece ter incomodado o comandante-geral da corporação, Roberto Robadey. Ao menos é o que indica outro áudio compartilhado nos grupos de Whatsapp dos bombeiros. Nele, uma mulher fala a respeito de evitarem compartilhar os áudios criticando a equipe de filmagem. 

Em nota oficial, a assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro informou que "não compactua com qualquer ato discriminatório. A corporação se solidariza com a atriz Cacau Protásio e já abriu procedimento interno para identificar o(s) militar(es) e apurar a conduta. O CBMERJ reforça o seu compromisso com a população de 'Vida Alheia e Riquezas Salvar' independente de cor, gênero, raça ou qualquer outra distinção. Os atos divulgados não representam a corporação centenária que, por anos seguidos, é considerada a instituição mais confiável do Brasil."

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Vídeo 2.

Uma publicação compartilhada por Cacau Protásio (@cacauprotasiooficial) em

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Vídeo 3.

Uma publicação compartilhada por Cacau Protásio (@cacauprotasiooficial) em

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cacau Protásio (@cacauprotasiooficial) em

 

Cultura