MENU

BUSCA

Boi Vagalume da Marambaia celebra 15 anos neste sábado (12), em Belém; veja a programação

O evento terá diversas programações que envolvem a cultura de rua, além de homenagear o professor Joseny Santos

Gustavo Vilhena*

Neste sábado (12), a partir das 18h, na Praça Tancredo Neves, no bairro da Marambaia, o Boi Vagalume da Marambaia realiza a celebração de seus 15 anos de fundação. O evento promete uma noite de tradição, resistência cultural, carimbó e boi-bumbá, além de atrações como a Feira do Livro e do Vinil do Josy, o Brechó da Ynaê e o Sarau do Recomeço.

Histórico e impacto cultural

O Boi Vagalume da Marambaia surgiu em 2010, idealizado pelo artista plástico Cuité Marambaia, que reuniu outros artistas para concretizar o projeto. Com apoio de recursos federais e estaduais, a instituição passou a oferecer oficinas gratuitas para moradores da Marambaia e de outros bairros de Belém, abrangendo todas as idades.

Vinculado a manifestações culturais de rua, como o boi-bumbá e o carimbó, o instituto também divulga outros ritmos regionais, preservando a cultura paraense. Entre as atividades regulares, destacam-se oficinas de adereços, percussão, dança e teatro, ministradas por professores alinhados à missão do projeto. Há ainda uma oficina de Libras, reforçando o compromisso social com a inclusão de pessoas com deficiência.

Programação e homenagens

A festividade contará com a presença de artistas e poetas locais, como o professor Clei Souza (representante do Sarau do Recomeço) e a anfitriã Ynaê Vasques, responsável pelo Espaço Cultural Kurimbar.

Para Maria Cláudia Santos, diretora administrativa do Boi Vagalume, a celebração é um marco para a comunidade:

"A comemoração dos 15 anos do Boi Vagalume da Marambaia é de fundamental importância para os organizadores, brincantes e amantes da cultura popular de rua, porque traz ao público um momento de celebração, alegria e encontros, que se eternizam na história do bairro e no coração da comunidade, criando memórias afetivas positivas que ajudam na formação de uma identidade de paz e alegria no bairro."

VEJA MAIS

Belo e Pablo: Amor e sofrência se encontram no ‘Belo In Concert’ em Belém
A turnê inédita chega à cidade com expectativa de ingressos esgotados.

Após saída de Rita Batista, Erika Januza é a nova integrante do 'Saia Justa', no GNT
A jornalista Tati Machado também não estará nessa temporada. Grávida do primeiro filho, ela entrará de licença maternidade

Clei Souza, que estará como representante do Sarau do Recomeço, ressalta a importância de participar do evento: "Quando a gente fala de literatura ou poesia, a gente pensa muito no centro de Belém. Os eventos e os saraus acontecem nos espaços culturais do centro da cidade e muitas vezes a periferia fica de fora desse circuito. Então o diferencial do Boi Vagalume, que foi criado por artistas populares de diferentes linguagens, é que ele agrega todos os produtores de diferentes linguagens em sua roda."

Além da celebração do aniversário, o evento homenageará o professor Joseny Santos, capoeirista e músico do bairro, recentemente falecido. Suas iniciativas, como o Sebo e o Vinil, terão destaque na programação.

Serviço

(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)

Cultura