MENU

BUSCA

Belém tem programação cultural gratuita no encerramento do Festival Amazônia em Movimento

O público vai poder conferir uma programação que mistura música, gastronomia, arte e sustentabilidade às margens da Baía do Guajará

O Liberal

A etapa de Belém do Festival Amazônia em Movimento será encerrada neste sábado (26), com uma grande festa gratuita no Ver-o-Rio, a partir das 18h. O público vai poder conferir shows de Félix Robatto, Jeff Moraes e DJ Coytada, além de uma programação que mistura música, gastronomia, arte e sustentabilidade às margens da Baía do Guajará.

Promovido pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), o festival tem percorrido sete cidades do Pará com o objetivo de valorizar a diversidade cultural da região, incentivar o turismo e fortalecer a economia criativa local. A programação na capital começou no dia 22 e segue até este sábado com oficinas, mostras e uma feira de produtos regionais, reunindo artistas, artesãos, produtores culturais e empreendedores da Amazônia.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) A beleza que pulsa no Pará: identidade, ritmo e ancestralidade]]

Félix Robatto lança clipe dedicado a casal que celebra a tradição da dança a dois
“Seu João e Dona Nanci”, faixa do álbum “Carimbó Power Cord”, será exibido nesta quinta-feira (23), no Espaço Cultural Apoena, antes de ser liberado no YouTube

Um dos destaques da noite de encerramento será a exibição dos resultados das oficinas realizadas com a comunidade, como performances musicais com instrumentos criados a partir de materiais recicláveis. A proposta é sensibilizar o público sobre a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de resíduos, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e o protagonismo local.

A diretora do ICAA, Liane Gaby, destaca o impacto positivo do projeto. “O Festival Amazônia em Movimento é uma grande vitrine da nossa identidade cultural e da força da economia criativa amazônica. Em cada cidade por onde passamos, deixamos sementes plantadas, conexões criadas e a certeza de que é possível fazer cultura com compromisso social e ambiental”, afirma.

Além dos shows e performances, o encerramento também contará com venda de pratos típicos da gastronomia paraense e exposição de produtos artesanais, fortalecendo a rede de empreendedores locais.

Depois de Belém, o festival segue com edições programadas em Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Ourilândia do Norte, Paragominas e Ananindeua até o mês de junho.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do projeto: @amazoniaemmovimento.

Cultura