MENU

BUSCA

Belém ganha novo espaço cultural 'Museu das Amazônias'

Ambiente promete participação social, acadêmica e científica da pan-amazônia

O Liberal

Resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Belém ganhará, na segunda-feira (08/7), o Museu das Amazônias. O lançamento da nova estrutura, a ser instalada no Porto Futuro II, ocorrerá no Palácio do Governo, às 15h. O novo equipamento cultural tem incentivos de diversas entidades e promete garantir o protagonismo amazônida.

VEJA MAIS

Secult lança Guia de Acessibilidade e Inclusão para Projetos Culturais no Pará
O documento conta com contribuições da sociedade civil, poder público e entidades ligadas às causas sociais

Ursula Vidal deixa Secretaria de Cultura do Pará (Secult); entenda o motivo
Decreto de exoneração assinado pelo governador Helder Barbalho foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (04.06)

Solar Barão de Guajará busca verbas para revitalização via Lei Rouanet com apoio da Fiepa e Secult
Edificação histórica do início do século XIX sedia o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGPA), e projeto de restauro está em fase de captação de recursos via Lei Rouanet

Assegurando a representatividade local, o novo espaço conta com a participação da comunidade acadêmica e científica da Pan-Amazônia, além da sociedade civil. A proximidade se dá por meio de escutas previamente organizadas sob coordenação do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Os investimentos iniciais para a criação do novo equipamento somam R$ 84 milhões, dos investimentos estaduais e de parceiros, utilizados na reestruturação do armazém 4A do Porto Futuro. O museu também conta com investimentos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e Instituto Cultural Vale.

Cultura