MENU

BUSCA

Bando de teatro Olodum se apresenta no Theatro da Paz

O espetáculo "Erê" retrata a violência que fere e mata jovens negros nas periferias brasileiras

O Bando de Teatro Olodum, companhia mais popular da Bahia, se apresenta pela primeira vez no Pará com o espetáculo "Erê", no Theatro da Paz, nas próximas segunda, terça e quarta-feiras, 29 e 30 de abril e 1o de maio, sempre às 20 horas. Essa é uma peça forte que revisita episódios tristes e emocionantes dos Anos 90 sobre a chacina de jovens negros nas periferias brasileiras. Nada mais emblemático do que essa história ser contada por atores negros. Erê também é dirigido por negros e tem a concepção do ator Lázaro Ramos.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Olodum fará uma sessão extra exclusiva e gratuita para 750 alunos da rede pública do ensino fundamental e médio, com idades entre 13 e 18 anos, matriculados em seis escolas dos bairros do Guamá, Terra Firme, Tapanã, Bengui, Jurunas e Cabanagem. A sessão será na segunda-feira, 29, às 16h30, e ao final haverá um bate-papo dos artistas sobre racismo com os professores e alunos.

Encenado desde o ano de 2015, "Erê" marcou os 25 anos da companhia. A direção é de Fernanda Júlia e José Carlos Arandiba, o Zebrinha, que também assina a coreografia. A dramaturgia é de Daniel Arcades. A direção musical é assinada por Jarbas Binttencourt.

A montagem evidencia a consciência sobre o racismo que o povo brasileiro necessita tomar ciência. O ingresso custa R$ 20 com meia entrada para estudantes e está à venda na bilheteria do teatro. A classificação é livre para todas as idades. O espetáculo "Erê" vai contar com recursos de acessibilidade (libras e audiodescrição). 

Tanto o espetáculo, quanto as oficinas são ações do projeto do grupo, que foi contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018. 

Oficinas

Ainda, o Olodum realizará oficinas gratuitas de performance negra em Belém, nos dias 29 e 30, na Casa da Linguagem, das 9 às 12 horas. A ação conta com a parceria da Secult. Devido á grande procura, as vagas já foram esgotadas.

Sobre as oficinas, 'Memória e Identidade' oferece uma releitura da memória, ancestralidades e identidades negra e indígena e a relação com os patrimônios culturais e históricos; 'Música para Teatro' aborda a linguagem musical como parte integrante da criação de um espetáculo teatral; e 'Dança' e 'Teatro' tratam sobre as danças de matrizes africanas agregadas a técnicas de improvisação, dança moderna e jazz e também a experimentações de linguagens inovadoras.

Nascido em uma cidade na qual a raça negra representa cerca de 80% da população, o elenco baiano do Bando de Teatro Olodum tem como proposta uma linguagem cênica contemporânea, comprometida com um teatro engajado. Suas peças mesclam humor e discussão racial, leveza e ironia, diversão e militância. Além da palavra, os atores utilizam a dança e a música.

Serviço:

Espetáculo Teatral Erê

Dias: Segunda, terça e quarta-feiras, 29 e 30/04 e 1º/05

Horário: 20h

Local: Theatro da Paz

Informações: (91) 4009-8756

Ingressos a R$ 20 à venda na bilheteria do Theatro da Paz, com meia entrada para estudantes. A classificação é livre.

Cultura