MENU

BUSCA

Bandeirinhas e quadrilhas: moradores de Belém e Ananindeua se preparam para festas de São João

Em clima de expectativa, muitos paraenses já começaram enfeitar suas ruas para comemorar o dia de São João, na próxima segunda-feira (24), em seus bairros

Amanda Martins

O mês de junho é um período festivo de celebrações juninas e tradição em muitos bairros de Belém, especialmente no bairro do Jurunas, onde a Rua dos Timbiras, também conhecido como "Quarteirão do Rancho", se prepara para mais uma Festa de São João. Neste ano, a comemoração, com direito à fogueirinha, ocorrerá no próximo sábado (29) com início às 20h, prometendo uma noite animada para os moradores. 

VEJA MAIS

Além dos jogos, uma das atrações mais esperadas é a apresentação de carimbó que será realizada pelas crianças da rua. “Os adultos irão animar com uma quadrilha maluca’, complementou Larissa. Música e dança também serão garantidos para a noite toda, segundo acrescentou Maia. 

A professora Kátia Borges, uma das moradoras envolvidas na organização, está empolgada com a festa. "Estou na parte da produção de bandeiras, mas também vou contribuir com comida. A expectativa está alta! Apesar de todo o processo de organização ser cansativo, tenho certeza de que será uma festinha muito bonita e divertida," comentou.

Kátia afirmou que a importância da festa para a comunidade é de fortalecer lanços entre a vizinhança. Ela também refletiu sobre o valor cultural das celebrações juninas. "Minha filha estuda jornalismo e desde sempre é uma grande defensora da cultura e cultura popular e tenho aprendido isso com ela ainda mais. Então, eu acho muito importante manter esse tipo de tradição, de cultivar a cultura das bandeirinhas, dos quitutes, da fogueirinha. Se depender da gente, não acaba”, declarou. 

No último sábado (22), a comunidade de Águas Linhas, em Ananindeua, se reuniu na Igreja Matriz de Santa Teresinha para celebrar o "Terê Arraiá". Entre as atrações, destacaram-se apresentações de quadrilhas juninas, como a Mandacaru e Geração Estrela, além do animado “Forró dos Seminaristas”. O evento também incluiu brincadeiras típicas, venda de comidas tradicionais, bingo e uma missa especial com bênção aos presentes.

O Diácono Tárcio Araujo, missionário da Comunidade Obra de Maria e um dos organizadores do evento, ressaltou a importância do "Terê Arraiá" para o bairro. "É uma tradição anual celebrar São João não apenas na liturgia da igreja, mas também com uma festa cultural que envolve toda a comunidade do bairro. "É um evento familiar que reúne pessoas de todo bairro no complexo de nossa Matriz. As atividades que ocorrem durante o arraial vão desde apresentação de quadrilhas, grupos culturais, bandas de forró, concurso de miss, comidas típicas até bingo e muita animação", comentou.

Cultura