Balé paraense apresenta espetáculo 'O Quebra Nozes' no Theatro da Paz
Realizada pelo Centro de Dança Ana Unger, a apresentação traz inovações com mais representatividade na obra clássica
O espetáculo ‘O Quebra-Nozes’, uma das obras mais clássicas do balé, será apresentada ao público paraense nos dias 07 e 08 de dezembro, às 20h, no Theatro da Paz. Realizada pelo Centro de Dança Ana Unger, a programação contará com uma sessão beneficente no dia 08, às 17h, que contará com a participação da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta sob regência do maestro Miguel Campos Neto.
Os ingressos para o espetáculo já estão disponíveis no site Ticket Fácil e na bilheteria do Theatro Da Paz. A renda da sessão beneficente será enviada para o Rotary Club de Belém das Artes.
‘O Quebra-Nozes’ é considerado uma das obras mais importantes entre as que trazem a temática do natal em seu enredo. Através da dança, música e atuação dos artistas no palco, o público embarca em um mundo fantástico repleto de magia e sonhos que se tornam realidade.
O Centro de Dança Ana Unger promete entregar uma apresentação tradicional da obra clássica, mas também com novos olhares que amplificam a diversidade para as interpretações no palco. Participam do espetáculo solistas profissionais e jovens bailarinos, que irão trabalhar juntos em um evento de celebração à arte.
A diretora Artística, Coreógrafa e Bailarina Ana Unger afirma que a apresentação levará o público a conhecer muitos talentos paraenses no Balé, incluindo alunos e solistas profissionais.
“O quebra nozes é do sec. 19, e é encenado no mundo todo há mais de 100 aos, e nós fazemos de 4 em 4 anos, mas cada vez com uma inovação. Agora a gente traz as alunas dançando junto com os solistas e a cena fica muito rica. Trouxemos também o bailarino, Marcelo Almeida, junto com o elenco feminino, ele é muito virtuoso tecnicamente e ele dança no de baile de Flocos de Neve e na Valsa das Flores. Temos bailarinas de outras escolas que são convidadas também, e nós sempre abrimos espaço para bailarinos de outras regiões, porque a gente entende que temos que fortalecer todo a comunidade artística do nosso estado”, explica Ana Unger.
Uma as inovações do espetáculo é a inserção de um personagem novo, que será interpretado pela própria Ana Unger.
“Eu vou participar fazendo a rainha das neves, um personagem que não existia nas apresentações anteriores que fizemos. Eu voltei dançar esse ano, com 61 anos, e foi o próprio elenco que me incentivou a participar e me acolheram, não porque sou a diretora artística, mas porque eu ainda consigo realizar os movimentos, tenho as técnicas da dança clássica, e é importante ter a presença da maturidade, da experiência, principalmente para as alunas mais novas”, explica a bailarina.
A diretora artística também destaca o trabalho da produção técnica do espetáculo, que mescla um cenário virtual junto com o cenário real, criando uma nova dinâmica para o enredo no palco.
“Temos um cenário virtual conversando com elementos cênicos, porque o “Quebra-Nozes tem muitas cenas em que o cenário troca. Começamos na oficina, depois vamos pra uma rua que está nevando, depois pro interior de uma casa, depois tem a batalha dos soldados e ratos, e tem flocos caindo nas cenas...é uma produção muito linda, feita por mais de 180 pessoas nos bastidores”, acrescenta a artista.
Por fim, Ana ressalta que o ‘Quebra-Nozes’ carrega consigo o espírito de Natal, e que é o tipo de espetáculo que vai encantar toda a família.
“Eu acho que ir ao Theatro da Paz assistir um balé com orquestra, fazer uma ação social, tem tudo a ver com o Natal. O Natal, as vezes, é desvirtuado apenas por compra de presentes, mas você estimular toda a família a entrar juntos no teatro e assistir a um balé, esse é o espírito do Natal, porque toda a família vai gostar. Ele tem a parte cômica, divertida, ele é agradável, a música de Tchaikovsky é encantadora, e eu acho que é o melhor presente pra você dar a uma pessoa é ir nesse espetáculo, porque você vai estar fazendo várias ações em uma só e eu garanto que todas as pessoas vão sair inebriadas com esse momento de arte”, conclui Ana Unger.
Sobre O Quebra-Nozes
‘O Quebra-Nozes’ combina música, dança e narrativa para contar a história de Clara, uma jovem que embarca em uma jornada mágica durante a noite de Natal. Com música composta por Pyotr Ilyich Tchaikovsky no final do século XIX, a obra foi finalizada em 1892, ano de sua estreia no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia imperial. A coreografia original, criada por Marius Petipa, dá vida ao conto de fadas O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos, escrito por E.T.A. Hoffmann.
Serviço:
O Quebra-Nozes – pela CIA de Dança Ana Unger
Data: 7 de dezembro, às 20h e 8 de dezembro, às 17h
Local: Theatro da Paz