Balé Folclórico da Amazônia realiza turnê na França e retrata cultura regional em apresentações

O grupo ficará quase 2 meses fora do Brasil para apresentações inspiradas na cultura amazônica e nacional

Gabriel Bentes
fonte

O grupo Balé Folclórico da Amazônia (BFAM) de Belém entra em mais uma turnê internacional a partir desta segunda-feira (1) até o dia 21 agosto, representando o Brasil, sobretudo a cultura amazônica, nos festivais do país. No último domingo (30), a companhia embarcou para a França com 30 integrantes, entre bailarinos e músicos, a convite do CIOFF (International Council of Organizations of Folklore Festivals and FolkArts), para levar uma amostra da cultura regional e nacional em sua 14ª excursão para o exterior.

Em exclusividade ao Grupo Liberal, o diretor-geral e co-fundador da BFAM, Eduardo Vieira, conta que as apresentações terão dois núcleos: um regional, baseado em releituras de danças tradicionais e coreografias inspiradas em temas da cultura amazônica, como rituais, lendas, mitos, manifestações do sagrado e profano, o homem amazônico e sua relação com os fenômenos da natureza; e outro sobre o carnaval no Brasil, onde o grupo mostrará manifestações das mais diferentes danças carnavalescas que ocorrem nas regiões do Brasil.

image BFAM em apresentação do núcleo carnavalesco (Foto/TMTPHOTO)

Para Eduardo, representar a cultura da Amazônia Brasileira em outros países é uma oportunidade de propagar as tradições brasileiras, sobretudo as do Norte do Brasil. “Nesse momento em que a Amazônia está em evidência, é importante mostrar a cultura do povo daqui, porque muitas vezes é desconhecida pelo resto do mundo”, afirma o co-fundador da BFAM.

Para realizar a turnê na França, o grupo veio se preparando com muitos ensaios durante meses. “A preparação começou há quase um ano, com ensaios com os bailarinos e músicos, com a montagem das composições coreográficas que serão apresentadas, reformas, adaptações e confecções de novos figurinos e adereços cênicos”, disse o diretor. “Ensaios intensos, às vezes com banda, outras vezes sem, para corrigir umas questões coreográficas”, completou Eduardo.

Festivais 

Durante a passagem pelo país, o BFAM participará de oito festivais, em um dia de cada, em oito cidades diferentes. Nos eventos, as apresentações serão em desfiles de rua, espaços públicos, casas de show e espetáculos realizados no palco principal de cada festival. Veja, abaixo, as cidades onde o grupo vai se apresentar até o dia 21 de agosto.

  • Romans-sur-Isère - 1 a 7 de julho;
  • Chambéry - 8 a 15 de julho;
  • Ambert - 16 a 18 de julho;
  • Le Puy-en-Velay - 19 a 21 de julho
  • Pujols - 1 a 4 de agosto;
  • Port-sur-Saône - 5 a 11 de agosto;
  • Montoire-sur-le-Loir 12 a 18 de agosto;
  • Montignac-Lascau - 22 a 31 de agosto.
image BFAM apresentando cultura paraense em local público durante turnê internacional (Foto/TMTPHOTO)

O diretor ainda adiantou um pouco do que o público vai presenciar nas apresentações. “No meio da programação do Festival de Montignac tem a noite Latina, na qual estaremos juntos com Peru e Bolívia em um grande espetáculo. Também haverá animações musicais na qual a banda realiza um grande show com alguns dos ritmos brasileiros. Em um dos festivais o tema será Carnaval do Brasil e certamente estaremos levando além do nosso repertório amazônico, [mas também] o samba, maracatu, jongo, frevo, entre outros.

Fundado em 1990, no Distrito de Icoaraci, em Belém, o BFAM, o grupo já se apresentou na Bélgica, França, Luxemburgo, México, Espanha, Suíça, Portugal, Venezuela e Itália e teve o talento da arte reconhecido em premiações internacionais. Em 2005, o grupo conquistou para o Brasil a medalha de bronze na mostra competitiva de Dijon-França, tendo sido indicado em 2009 para o prêmio Lunas del  Auditório Nacional-México na categoria de melhor espetáculo internacional de folclore e tradição. Conquistou o prêmio de Figurino original de folclore de Ciudad-Equador.

(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do Núcleo de Cultura de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA