Bailarinos paraenses fazem intercâmbio em território francês
Espetáculo da Escola de Teatro e Dança da UFPA integra Festival Primavera da Dança na França
O espetáculo de dança "Das Profundezas do Rio", coordenado pelo professor-doutor Jaime Amaral, integra a programação do Festival Primavera da Dança, na França, até o dia 23 de março. A iniciativa é possível por meio do projeto de Intercâmbio Internacional entre as escolas de artes do Brasil e da França, com a Escola de Teatro e Dança (Etdufpa) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a École Municipale de Musique e Danse (EMMD), da cidade de Rezè, na França.
O espetáculo destrincha sentimentos que afloram memórias, mitos, lendas e o amor de um povo imaginário que habita dentro de cada um, explica o professor Jaime Amaral. "Assim, embarcamos pelos rios amazônidas que se tornam estradas para o navegar de nossos de devaneios", detalha.
Durante a programação, o professor Jaime Amaral, que também é diretor da Etdufpa, fará palestra sobre a evolução da dança na instituição e ministrará aula sobre os ritmos e danças amazônicas, com ênfase para o swing nortista do carimbó.
Para o intercâmbio, foi selecionado o bailarino Rafael Malato de Oliveira, conhecido como Rafael Trinta, que também é aluno do Curso Técnico em Dança Clássica da Etdufpa. O dançarino se apresenta com um coreografia assinada por Amaral e sonoplastia da música Lago, dos compositores brasileiros Zé Renato Gimenes e Gustavo Barbosa Lima.
O intercâmbio visa estreitar as relações artísticas entre as escolas de arte brasileiras e europeias, como forma de abrir espaços para um trabalho colaborativo com a dança, o teatro, o figurino, a música e a cenografia e ampliar a formação artística dos envolvidos e surge como espaço para refletir e socializar pesquisas desenvolvidas no cenário das artes.
A programação conta com a presença de professores, alunos e técnicos das instituições envolvidas em uma união de ideia e partilha de saberes que celebra a construção de artistas para a cena contemporânea.
Curso de Especialização
E a Etdufpa abriu inscrição para o preenchimento de 21 vagas do Processo Seletivo do Curso de Especialização Técnica Nível Médio em Dramaturgia em Belém, conforme edital Nº 002/2019. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 27 de março, presencialmente, na secretaria da Etdufpa, das 9h às 12h e das 15hh às 20h.
Os interessados precisam comprovar a conclusão de curso técnico e/ou tecnológico vinculado ao conhecimento de artes cênicas, no Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design; e/ou ter concluído graduação na sub área de Artes Cênicas para concorrer às vagas.
Haverá reserva de, no mínimo, 50% das vagas ofertadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.Desta porcentagem, 78% no mínimo, serão preenchidas por candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. O edital estará disponível impresso no quadro de aviso da Secretaria Acadêmica da ETDUFPA e no site do Instituto de Ciências da Arte, www.ica.ufpa.br.
Serão classificados os candidatos que obtiverem as maiores pontuações em ordem decrescente, de acordo com o número de vagas ofertadas, na avaliação da Carta de Intenção. Os demais candidatos aprovados e não classificados, poderão ser convocados, em casos de desistência, até o preenchimento total das vagas disponíveis, no prazo máximo de uma semana após sua convocação.
O resultado das homologações das inscrições será publicado até o dia 28 de março de 2019, no quadro de avisos da Secretaria Acadêmica da Etdufpa. A Escola de Teatro e Dança fica na Tv. Dom Romualdo de Seixas, 820, no bairro Umarizal, em Belém.