MENU

BUSCA

Autor Thiago Kazu Lança Livro 'Onde Aperta' no Ná Figueiredo

No segundo livro da carreira, Thiago instiga reflexões sobre o período da pandemia

Toni Cavalcante

O escritor e poeta paraense Thiago Kazu irá lançar na próxima quarta-feira, 1, o segundo livro, no Núcleo de Conexões Na Figueredo, a partir das 20h. Intitulado “Onde Aperta”, a obra é resultado de vivências do autor dos últimos três anos, onde dois deles ocorreram no período da Pandemia de Covid-19. E apesar de não considerar um livro sobre a pandemia, Thiago afirma que os traumas coletivos da época estão presentes.

VEJA MAIS: 

Livro do escritor paraense Haroldo Maranhão, 'Contos Infantis', é lançado na Feira do Livro
A Imprensa Oficial do Estado encerra sua participação na 26a Feira Pan-Amazônica com o lançamento de 42 novos títulos

Escritores debatem 'O Livro Antes do Livro' no Núcleo de Conexões Na Figueredo
Com leituras de Rodrigo Briveira e curadoria de Ney Ferraz Paiva, convidados discutem as novas formas de transmissão da literatura

Jornalista paraense documenta naufrágios nos rios da Amazônia em livro
Evandro Corrêa escreveu o livro “Sobral Santos e Novo Amapá II - 40 anos das tragédias fluviais que abalaram o Brasil”




“Como eu escrevo enquanto hábito e necessidade, alguns poemas falam desse período: medo da morte, da morte de entes queridos, medo das pessoas que acreditavam em Fake News”, relata o Kazu. O livro, que será lançado pela Editora Urutau, é composto de 75 poemas e divididos por capítulos, com muito deles escritos no calor do momento. “O principal efeito estético sobre mim (da pandemia), foi a dificuldade de poetizar a partir da experiência que estávamos vivendo”, conta.

"Onde Aperta" é o segundo livro na carreira de Thiago e marca a sua estreia como escritor com vínculo a uma editora. Em 2021, ele lançou também “Meu Corpo nos Teus Grãos”, que reuniu poemas escritos sobre a cidade de Belém, mas foi feito de maneira independente, graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc, onde, além de escrever, Kazu editou e o publicou.

Sobre a diferença entre as duas produções, ele explica: “O meu primeiro livro, apesar de editado e lançado no período ainda pandêmico, ele não tinha muito ainda esse caráter, já que reunia poemas de anos anteriores. E no meu novo livro, os poemas estão muito mais curtos e breves. Portanto, há uma expectativa de como o público irá receber ou entender essa estética”.

No fim, “Onde Aperta”, trata de vivências comuns das pessoas, durante uma época difícil, mas, agora, contadas por um Kazu mais amadurecido.

O evento de lançamento contará com um bate-papo sobre o novo livro, com leitura de trechos dele, com os convidados Roberta Tavares, poeta e historiadora paraense, e o Abílio Dantas, poeta e jornalista. Além disso, os presentes poderão adquirir exemplares autografados de "Onde Aperta".

Cultura