Atriz Sônia De Paula indica três opções de livros infantis para as crianças
Conhecida por seus trabalhos na TV Globo, a atriz criou um projeto social de leitura para crianças
Sucesso dos anos 90, Sônia de Paula atuou na novela “A Indomada”, de 1997. A atriz de 69 anos interpretou o icônico personagem “cadeirudo”, que, na trama, assombrava as mulheres na pequena cidade de Greenville.
Na época, o mistério sobre a verdadeira identidade do personagem só foi revelado ao final da novela. A beata Lurdes Maria, interpretada por Sônia, encarnava a assombração para assustar as mulheres. Quando descobriram quem era o “cadeirudo”, a personagem Juíza Mirandinha (Betty Faria) mandou Lurdes Maria ser submetida a um tratamento psiquiátrico.
Vinte e cinco anos depois do sucesso, Sônia se dedica a projetos sociais e parou de atuar em 2016, quando fez seu último trabalho em no programa “Casseta e Planeta”, transmitido pelo Multishow, como Dayse.
Além de atuar ainda como atriz e produtora, entre seus novos trabalhos, a artista criou em 2013 o projeto de leitura "Lê Pra Mim?", com o intuito de dar maior acessibilidade à leitura para crianças e jovens de centros culturais. De acordo com ela, a criação foi uma inspiração divina, que teve após se despedir da filha e vê-la como criança outra vez. Muitas personalidades do meio artístico já participaram da iniciativa, como Roberta Miranda e Nanda Costa, que leem para as crianças. Inclusive, a iniciativa já esteve na capital paraense e contou com a presença da cantora Gaby Amarantos que leu para as crianças na Estação das Docas. “Eu costumo dizer que é pra gente despertar na criança a curiosidade do que é ler um livro, para as crianças nunca deixarem de sonhar”, diz Sônia.
Hoje, 17, a atriz veio ao O Liberal fazer três indicações de livros infantis, para as crianças, que valem a pena ler. Pois, segundo ela, que cita o autor do primeiro livro, o melhor brinquedo que se pode dar a uma criança é um livro de presente.
A primeira indicação é a obra de Ilan Brenman, “Papai É Meu”, que traz muito da vivência do próprio autor com as filhas que disputam a sua atenção. Uma clássica história de ciúme e amor.
O segundo livro que ela indica é o “Tem Conserto”, de Jonas Ribeiro. Apesar de ser uma leitura destinada para o público infantil, o livro apresenta como tema o papel das crianças no sistema político. Como futuros cidadãos adultos, o livro aposta na alternativa de investir nos mais jovens para mudar o futuro.
A segunda indicação da artista é o livro “Quantas Rodas Tem Uma Bicicleta”, de Eliandro Rocha. A obra apresenta a história do aventureiro Francisco, que sai pedalando a sua bicicleta bem curiosa e vive grandes aventuras sem nem sair de casa.
(*Estagiária Painah Silva, sob supervisão do Coordenador de Conteúdo de Cultura, Abílio Dantas)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA