Associação Fotoativa inicia encontros do Laboratório de Projetos de 2019
Os participantes podem desenvolver trabalhos em diferentes expressões, desde a poesia e performance, até a fotografia
Para debater e auxiliar no desenvolvimento de novos projetos artísticos, iniciam na noite desta terça-feira (12) os encontros do Laboratório de Projetos da Associação Fotoativa. Criado em 2012, desta vez o espaço terá coordenação de Desiree Giusti e Rodrigo José.
As inscrições para participar são gratuitas, é cobrado apenas uma mensalidade de R$ 50, como forma de auxílio à manutenção do espaço físico da associação. Os interessados devem escrever um e-mail para pesquisa@fotoativa.org.br, incluindo uma justificativa para integrar o laboratório, e informações sobre trabalhos desenvolvidos ou em andamento.
A fotógrafa Desiree Giusti, uma das coordenadoras do laboratório este ano, explica que não há restrições quanto a linguagem artística dos projetos a serem desenvolvidos. Dessa forma, os participantes podem desenvolver trabalhos em diferentes expressões, desde a poesia e performance, até a fotografia.
“É um espaço onde o diálogo é aberto, e isso funciona porque às vezes o que eu quero fazer desperta algo em outra pessoa, ou um texto que eu tenho, por exemplo, pode incrementar o trabalho do outro”, destaca Desiree.
O Laboratório de Projetos foi criado em 2012, ligado ao Núcleo de Pesquisa e Documentação, sob a coordenação de Ionaldo Rodrigues. Com uma dinâmica adaptável, a metodologia se adequa às necessidades de cada grupo. Os encontros são caracterizados por exercícios práticos e leituras diretamente vinculados às discussões de projetos em andamento.
Ainda segundo Desiree, mesmo que haja coordenadores responsáveis, as atividades são realizadas de forma colaborativa, e ativadas a partir de cada integrante do grupo. “Acho que é importante escutar o outro para sair desse processo de criação artística muito solitário. Por vezes tem certas nuances que a gente não consegue perceber em nosso próprio trabalho, mas outra pessoa consegue, se existe esse espaço de troca”, conta Desiree, que atualmente é doutoranda em Artes pela Universidade Federal do Pará, e diz que realizar o laboratório era um desejo antigo.
“No doutorado minha linha de pesquisa é a criação artística, então para mim vai ser fundamental, porque a gente preza que este seja um lugar para dar atenção aos projetos pessoais artísticos de cada um”.
Rodrigo José, que coordena o laboratório junto a Desiree, é fotógrafo documental, e atualmente é mestrando em Artes pela UFPA.
Os encontros ocorrem semanalmente sempre às terças-feira, de 19h às 21h, no prédio da Associação Fotoativa (Praça Barão do Guajará, 19). Desta vez a proposta é que o grupo realize pequenas mostras ao longo dos semestres. As inscrições seguem até que todas as vagas sejam preenchidas.