Artista Filipe Almeida expressa riqueza da cultura e identidade paraense para o Círio de Nazaré
"O Círio é uma manifestação popular que celebra nossa cultura, culinária, criatividade e o melhor em todos nós”, ressalta o artista
Desde criança vivenciando o Círio de Nazaré, o artista paraense Filipe Almeida embarcou em uma jornada criativa com o objetivo de traduzir em arte a essência do povo que se une para viver as emoções únicas do Círio. O resultado pode ser conferido em painéis montados no Aeroporto Internacional de Belém e na Estação das Docas pela Vale e Instituto Cultural Val, como parte da programação da maior manifestação cultural do Pará.
VEJA MAIS
“É uma alegria estar ao lado da maior manifestação cultural do Pará há 21 anos. Não há nada mais paraense do que o Círio de Nazaré e todos os saberes e fazeres tradicionais que fazem com que esse evento seja único. Só quem vive o Círio pode compreender. Que em 2023 esta seja mais uma oportunidade especial para que as pessoas tenham uma experiência renovadora e sejam transformadas por ela de alguma maneira”, afirma o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.
Desde a sua criação, o Instituto Cultural Vale busca valorizar, cada vez mais, os saberes e fazeres do Pará. De lá para cá, ampliou em mais de 205% sua atuação em projetos patrocinados, autorais e colaborativos pelo fortalecimento da cadeia produtiva da economia regional. Hoje, são 49 projetos culturais patrocinados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e que acontecem ao longo de 2023 no estado. Neste momento, estão abertas para a visitação do público na capital paraense a “Bienal das Amazônias” e a exposição “Brecheret Modernista”, no Museu do Estado do Pará (MEP).