Após polêmica entre Melody e Anitta, confira 10 músicas estrangeiras que tem versões brasileiras
Entre as mais famosas estão "Juntos", de Paula Fernandes e Luan Santana, e os hits "Louca por ti" e "Hoje à noite", da banda de forró Calcinha Preta
Quem esteve navegando na internet nos últimos dias com certeza ouviu falar da briga envolvendo as cantoras Melody e Anitta. Após um comentário sobre a carreira de Melody feito pela "Patroa", uma discussão entre as duas cantoras movimentou o Twitter. No meio do fogo cruzado entre as estrelas pop na TM, Anitta chegou a “ameaçar” a jovem aspirante por conta de uma música que teria sido “copiada” da cantora estadunidense Ariana Grande.
VEJA MAIS
Melody, assim como diversos outros cantores e grupos brasileiros, tem versões de músicas estrangeiras. Entretanto, fãs da Anitta denunciaram o uso da música por Melody para compositores de “Positions”, canção que Melody usou para fazer “Assalto Perigoso”. Por conta disso, a música chegou a sair do ar, mas voltou, com créditos adicionados aos compositores originais da canção.
Não são poucas as versões entre músicas brasileiras e músicas estrangeiras. Veja abaixo uma lista das que ficaram mais famosas:
‘Positions’ de Ariana Grande vira ‘Assalto Perigoso’ na voz de Melody:
“Positions” foi lançada em 2020, e dá o nome para o sexto álbum de estúdio da cantora estadunidense. Melody lançou a sua versão em 2021 e a música fez sucesso no Brasil, com diversas pessoas reproduzindo a coreografia no Tik Tok e Instagram. Confira:
Biquíni de bolinha amarelinho:
A música, sucesso da banda brasileira Blitz, é na verdade, uma versão da canção “Itsy Bitsy Teeny Weenie Yellow Polka Dot Bikini” do cantor Brian Hyland, sucesso na década de 1960.
Por que brigamos?:
Quem nunca ouviu o clássico da música cult na voz de Diana, lançada na década de 1970? “Ó meu amado, por que brigamos? Não posso mais viver assim, sempre chorando”, diz o refrão. A música é uma versão de “I am… I said”, de Neil Diamond. Ouça:
Não chore mais:
A música “No Woman, No Cry”, um dos grandes sucessos do cantor jamaicano Bob Marley, também teve sua versão na música brasileira, na voz de um de seus grandes artistas, Gilberto Gil.
O amor e o poder:
Uma das músicas mais ouvidas na década de 1980 pelos brasileiros foi, sem dúvida, “O amor e o poder”, da cantora Rosana. A canção foi tema do casal Jocasta e Toni Carrado na novela “Mandala”. Entretanto, a música foi originalmente interpretada por Jennifer Rush, em 1984, e chama-se The Power of Love.
Chorando se foi
Música que teve forte impacto na música brasileira pela febre que a lambada estava tendo nas festas da década de 1980, “Chorando se foi”, da banda Kaoma, foi um dos sucessos do momento. Originalmente foi gravada pelo grupo Los Kjarkas, em 1981, com o nome “Llorando se fue” e, bem antes do grupo foi regravada já em ritmo de lambada pela cantora e locutora amazonense Márcia Ferreira. Ouça abaixo:
Calcinha Preta
O forró é um ritmo conhecido por fazer novas versões de músicas internacionalmente conhecidas. Não é por acaso que uma das músicas mais famosas da banda Calcinha Preta seja uma versão de “Dust in the Wind”, da banda “Kansas”:
E não foi apenas “Louca por ti” que se tornou versão na voz da banda Calcinha Preta. Outro sucesso da banda, “Hoje a noite”, é também uma versão. A música é originalmente da banda Heart, e se chama “Alone”:
Sandy e Junior - Inesquecível
O pop também tem suas versões. A dupla sucesso da década de 1990, Sandy e Junior, transformou “Incancellabile” de Laura Pausini no grande sucesso “Inesquecível”. A versão brasileira tem mais de seis milhões de visualizações no Youtube:
Luan Santana e Paula Fernandes
E mais recentemente, quem não lembra da versão feita pela dupla Paula Fernandes e Luan Santana, da música originalmente interpretada por Lady Gaga e Bradley Cooper, “Shallow”. A versão em inglês tem mais de meio bilhão de visualizações, enquanto a versão brasileira se tornou “meme” na época em que foi lançada. Confira:
(*Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)