MENU

BUSCA

Airton Souza, de Marabá, vence concurso internacional de literatura

O livro "A chuvinha que não queria molhar ninguém" foi o vencedor na categoria que premia obras infantis

Tay Marquioro

O escritor marabaense Airton Souza conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores (UBE). Seu livro infantil inédito, "A chuvinha que não queria molhar ninguém", foi o vencedor na categoria dedicada à escritora Stella Leonardos. A obra de Airton Souza convida o leitor a refletir sobre a relação entre a natureza e o ser humano, com uma narrativa sensível que demonstra a importância da natureza no dia a dia.

“É um livro que traz uma história de encantamento sobre a possibilidade de a gente pensar a cumplicidade entre a natureza e o ser humano. Apesar das nossas relações complicadas com o meio ambiente, a natureza, me parece ainda uma coisa que se preocupa com a gente”, explica Airton. “A chuvinha é um personagem que tenta não prejudicar a vida de ninguém. Não queria molhar as pessoas, atrapalhar que elas fossem ao trabalho, não queria causar problemas”.

O Concurso Internacional de Literatura da UBE é voltado para livros inéditos e abrange diversas categorias, como contos, romances, juvenis, infantis e ensaios. O resultado do concurso foi divulgado na última segunda-feira (17), nas redes sociais da organização. A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, na sede da Academia Brasileira de Letras.

VEJA MAIS

Autores paraenses se destacam em premiações literárias nacionais em 2024
Airton Souza, do Prêmio São Paulo de Literatura, e Marcos Samuel da Costa, do Prêmio Oceanos, levam a literatura do Pará ao reconhecimento nacional

Jornalista e escritora paraense é finalista da 9ª edição do Prêmio Kindle de Literatura
Sônia Zaghetto concorre com o livro 'Histórias Escritas na Água' e é a única representante literária da região amazônica

Escritora sul-coreana leva o Prêmio Nobel de Literatura
Autora de romances e poemas, Han Kang é a primeira escritora da Coreia do Sul a levar o prêmio

Além de Airton Souza, o concurso premiou Lilian Souza de Araújo, com o livro "A vila dos avessos", em segundo lugar, e Ana Margarida Mignone, com a obra "E se uma flor te visitar?", em terceiro. “Esse é um prêmio que acontece a cada dois anos. Então isso torna esse concurso ainda mais concorrido. E esse ano eu tive a felicidade de poder vencer em primeiro lugar o prêmio na categoria livro infantil”, comemora o escritor marabaense.

Esta não é a primeira vez que Airton Souza é premiado no concurso. O escritor tem sido destaque nas últimas edições, incluindo a vitória na categoria de inéditos, com o livro juvenil "Quem tem medo de Matinta?", que reconta a história da Matinta Perera a partir da perspectiva dos afetos, tendo Marabá como cenário.

Cultura