MENU

BUSCA

Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito para Academia Brasileira de Letras

Após 126 anos de existência da ABL, Ailton Krenak é o primeiro indígena a ser imortal da Academia

O Liberal

Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Após 126 anos de existência da ABL, Krenak faz história se tornando um imortal das letras. O escritor e ambientalista também foi pioneiro ao tomar posse na Academia Mineira de Letras, em março deste ano.

VEJA MAIS

Modelo indígena paraense rouba a cena na semana de moda de Milão
Emilly Nunes desfilou na temporada internacional como destaque da grife Diesel

Paraense Daniel Munduruku perde a eleição para Academia Brasileira de Letras
Escolhido foi o médico e escritor Paulo Niemeyer Filho com 25 votos contra 9 do professor indígena premiado

Museu Paraense Emílio Goeldi é declarado como Território Indígena
Secretaria dos Povos Indígenas destaca que iniciativa se soma às ações do Estado voltadas à valorização dos povos indígenas

O escritor Ailton Alves Lacerda Krenak OMC, mais conhecido como Ailton Krenak, é um líder indígenaambientalistafilósofopoetaescritor brasileiro da etnia indígena Krenaque. Ele é também professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, e é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional.

Em suas redes sociais, o escritor indígena Daniel Munduruku, que é paraense, tentou pela segunda vez uma vaga na ABL e parabenizou Krenak. "Primeiro para parabenizar Ailton Krenak, pela conquista da vaga que valoriza os saberes da nossa gente, desejo vinda longa e boas realizações para o nosso parente, e agradecer ao apoio e carinho de todos vocês que manifestaram carinhosamente apoio à minha candidatura, daqui para frente é vida que segue e continuamos na luta", destacou. 


Cultura