MENU

BUSCA

Adilson Alcântara mostra como viver em Belém na COP 30, neste sábado (18)

Espetáculo "E lá vem a COP" será apresentado a partir das 21h no Bar Municipal, no bairro Umarizal

Eduardo Rocha

Pela primeira vez em 409 anos de fundação, a cidade de Belém vai sediar, em novembro deste ano, uma Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. No caso, a COP 30, que reunirá dirigentes, técnicos e representantes governamentais e culturais de diferentes países do mundo. O ineditismo do fato gera preocupações, polêmica, farpas políticas e, em particular, humor, muito humor. Como a suposição sobre de que jeito ficaria o paraense que fosse ao Ver-o-Peso e, ao chegar lá, no principal ponto turístico da capital paraense e entreposto comercial por excelência da América Latina, constatar que não havia mais nada. Os turistas levaram tudo. Essa história é uma das atrações do show "E lá vem a COP" que o humorista, cantor, compositor e produtor cultural paraense Adilson Alcântara apresenta a partir das 21h deste sábado, dia 19, no Bar Municipal, no bairro do Umarizal.
Quem mora e quem chega em Belém confere de cara que a cidade virou há um tempo um canteiro de obras em bairros diferentes. E os serviços em andamento indicam uma melhora na infraestrutura da capital do Pará. Essa obras no trânsito, na arborização, na criação de espaços culturais, de lazer e entretenimento a céu aberto, têm gerado, inclusive, algumas surpresas, como a descoberta recente de uma embarcação na área do Canal da avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, no centro da cidade. Esse fato dá pano para manga para quem gosta de humor conciliado com urbanização e preservação ambiental.
Isso porque Belém já é uma cidade com mil sugestões para o humor, vide a obra do saudoso artista gráfico Biratan Porto e do cartunista de JBosco, além de humoristas como Murilo Couto e outros, o que inclui o próprio Adilson Alcântara, completando 34 anos de carreira artística. No show, o humorista Mário Filé é um dos convidados.
Adilson chegou a fazer show com o inesquecível Epaminondas Gustavo, personagem ribeirinho amazônico imortalizado pelo juiz Cláudio Rendeiro. Cláudio morreu vítima de Covid-19 em 18 de janeiro de 2021, aos 55 anos de idade.
'Humor sustentável'
Como a vida segue, Adilson Alcântara mantém os pés na estrada e agora vem com um show marcado pelo "humor sustentável", cuja definição deverá ser anunciada no espetáculo e desde já aguardada pelo público paraense que adora uma "fuleragem", como diz Adilson ao divulgar o evento nas redes sociais.
Essa expectativa de boas risadas e surpresas tem tudo a ver com a proposta de Adilson que intenciona levar ao público uma experiência única de diversão e descontração com esse novo espetáculo que reúne mistura piadas, paródias e personagens criativos para abordar de maneira leve e bem-humorada os temas ligados à COP 30.
Adilson tem como trunfo sua habilidade de transformar assuntos sérios, até mesmo sisudos, em momentos de pura gargalhada. Os espectadores podem, então, aguardar imitações hilárias, observações sobre o cotidiano dos paraenses e críticas sociais, sempre com o carisma e irreverência desse artista. Com um detalhe: na interação de Adilson com o público, a plateia acaba se sentindo parte da apresentação. 
Em outras palavras, o show é uma verdadeira festa de risos, confirmando que tudo pode também ser visto com as lentes do humor. Ainda bem, porque só assim se pode, nas entrelinhas ou entre uma piada e outra, refletir sobre o significado de Belém sediar uma COP e acerca do momento de união de esforços para garantir que na Amazônia as pessoas possam continuar sorrindo em um contexto de desafios, sem perder sua identidade. 

Serviço:
Show 'E lá vem a COP',
com Adilson Alcântara
17 de janeiro de 2025
21h
No Bar Municipal, 
na Rua Municipalidade, 1643, 
no Umarizal
Ingressos: Mesa a R$ 100,00 e
individual a R$ 25,00
Informações: 91 98566-0141

Cultura