MENU

BUSCA

Abraçado ao cantor Leonardo, desembargador catarinense ofende juízas

Vídeo despertou intensa reação pública e o magistrado divulgou pedido de desculpas

O desembargador Jaime Machado Júnior, do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), divulgou na última terça-feira, 26, um vídeo profundamente constrangedor dirigido a cinco juízas catarinenses. No vídeo, o magistrado aparece abraçado ao cantor Leonardo, que tinha se apresentado na cidade de São José, na Grande Florianópolis, no fim de semana.

Ao citar o nome das juízas, Machado pede que Leonardo mande beijos para elas e, em seguida, o interrompe para dizer textualmente: "Nós vamos aí comer vocês". Leonardo ri e abaixa a cabeça constrangido. E o desembargador acrescenta: "Ele segura e eu como".

O video viralizou nas redes sociais e na imprensa, despertando intensas críticas. Na internet, o magistrado foi chamado de machista e sexista.

O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas manifestaram repúdio e solicitaram providências das autoridades competentes. "Num país em que uma mulher é estuprada a cada 10 minutos, é inadmissível o comportamento sexista adotado pelo desembargador", diz a nota, antes de complementar que a mensagem trata as mulheres como "objetos sexuais e banaliza a conduta da violência sexuial, atingindo todas as mulheres e reforçando uma cultura machista e misógina, que infelizmente, ainda insiste em violar direitos mais basilares da população feminina  diariamente."

O TJSC também se manifestou por meio de nota dizendo que pediu esclarecimentos ao desembargador e que vai tomar providências sobre o caso.

Não restou saída ao desembargador, que também emitiu nota pedindo desculpas: "Em nenhum momento tive a intenção de ofender, menosprezar e mesmo agredir as minhas colegas, nem as mulheres em geral. Reconheço que as colocações foram inaequadas e que, de fato, acabam por reforçar uma cultura machista que ainda é latente em nossa sociedade. Assumo so meus erros e com eles procuro aprender. Espero que esse episódio sirva de licão não só para mim, mas para todos os homens que tratam um assunto muito sério como se fosse brincadeira."

Cultura