4ª Mostra de Teatro Nilza Maria traz espetáculos com ingressos populares
Mostra terá apresentará cinco espetáculos de grandes companhias no Theatro da Paz
Cinco espetáculos de diferentes companhias serão apresentados na 4ª Mostra de Teatro Nilza Maria, que inicia na próxima quarta-feira, dia 13 de março. A mostra acontecerá no Theatro da Paz, no período de 13 a 17 de março de 2024, sempre às 20h, exceto no dia 17, que será às 19h. A edição homenageará o diretor Geraldo Salles, do Grupo Experiência, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição às artes cênicas do Pará.
Essa primeira vez que a mostra ocorrerá no Theatro da Paz. As cinco peças apresentadas serão “Belém Bragança - Os trilhos da Esperança” (José Leal), “Gato por Lebre” (Saulo Sisnando), “O que não se diz apodrece em nós” (Paulo Santana), “Joana” (Edyr Proença) e “Picadeiro: Solo onde plantei minhas lágrimas” (Evanildo Mercês). Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do Da Paz ou no site ticketfacil.com.br, no valor de R$ 2,00.
A curadoria do evento selecionou espetáculos paraenses de companhias que possuem experiência em festivais e temporadas fora da região, com base em critérios como originalidade, qualidade artística, relevância cultural, viabilidade técnica, inovação, diversidade e adequação ao tema ou propósito do evento. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Theatro da Paz.
Geraldo Salles - Às vésperas de completar 83 anos de idade, o renomado ator e diretor teatral Geraldo Salles mantém-se com atuação vibrante nos palcos. Celebrado como uma lenda viva do teatro paraense, Salles é o mentor por trás do prestigioso Grupo Experiência, uma instituição cultural que moldou a cena teatral local desde sua fundação em 1971.
Com uma trajetória profissional que abrange mais de seis décadas, Salles é uma figura emblemática cuja influência transcende as fronteiras do Pará. O legado é marcado por produções memoráveis, entre elas "Verde Ver-o-Peso", obra-prima que se tornou um símbolo do teatro regional. “Eu não esperava essa homenagem, mas se existe, que bom. Parabéns, não pela homenagem à pessoa, mas pela Mostra de Teatro Nilza Maria. Vida longa!”, declarou Salles.
Ao comentar sobre a importância do teatro para a sociedade, especialmente no contexto do Pará, ele se anima. “Uma vez, eu ouvi uma frase de alguém de teatro, acho que foi Pascoal Carlos Magno, um ator, poeta, teatrólogo, diplomata brasileiro e grande embaixador que fez o teatro da Juventude no Rio de Janeiro, que dizia que a cultura de um povo se mede pelo teatro que ele faz. Eu acho da maior importância o teatro em Belém do Pará como veículo de cultura para as pessoas aprenderem mais, admirarem e terem um contato maior com os artistas da terra e com a arte em geral”, complementou.
De acordo com diretor do Theatro da Paz, Edyr Augusto Proença, a seleção da mostra foi bem diversificada e as peças abrangem uma variedade interessante de gêneros, que vão desde o drama até a comédia. “Estamos extremamente orgulhosos de apresentar esta Mostra que celebra a arte do teatro e a capacidade de explorar as emoções humanas de maneira autêntica e comovente. Tudo foi pensado para democratizar e inserir as Artes Cênicas no cotidiano da cidade, transformando o consumo de teatro em um hábito, fomentando a economia da cultura e facilitando inclusive a adesão de ingressos”, finalizou o diretor.
Serviço: 4ª Mostra de Teatro – Nilza Maria
Data: período de 13 a 17 de março de 2024
Local: Theatro da Paz
Horário: às 20h, exceto no dia no dia 17/03 que será às 19h
Ingressos: R$ 2,00 na bilheteria do Da Paz ou no site ticketfacil.com.br