MENU

BUSCA

Programação: 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes começa em Belém, no sábado (17/08)

Público vai poder conferir a diversidade das artes paraense em nove dias de programação, inclusive, shows musicais. Confira a programação

Eduardo Rocha

Como se costuma dizer por aí, o melhor amigo do ser humano é o livro. E isso fica bem claro quando se tem a oportunidade de conferir milhares de exemplares em exposição, conhecer e (re)conhecer autores regionais e de fora da terra natal, interagir com outras artes e levar pelo menos uma publicação para casa, para terminar a leitura. Por isso, a partir deste sábado (17), começará a funcionar no Hangar - Centro de Convenções e Feiras, em Belém, a 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, um evento com nove dias de atrações artísticas e culturais ao público de todas as idades. Como exemplo da interação das artes, no espaço Arena Amazônia, no estacionamento do espaço, o público vai ter, às 20h de cada dia, shows com a Amazônia Jazz Band e convidados; Frutos do Pará e convidados; AQNO; Dona Onete; aparelhagem Carabao; Zaynara; Trilogia e o Tributo a Tonny Brasil, além de teatro, contação de histórias e rodas de conversa. A Feira será realizada de 17 a 25 de agosto, com entrada franca. 

Ao longo desse período, quem estiver interessado em conhecer e adquirir obras literárias e participar de atividades culturais, como rodas de conversa sobre temas alusivos ao Pará, saraus, encontros literários, peças teatrais infantojuvenis, contação de histórias para crianças e shows musicais, pode comparecer à Feira, das 9 às 21h.

Neste ano, a programação terá em sua abertura, neste sábado (17), uma nova Voz, que trará para o centro das discussões as Vozes do Clima: A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, que vai ocorrer em Belém, em 2025.

Programação musical

Sábado (17)

  • Amazônia Jazz Band, convidando o Arraial do Pavulagem, Warilou, Malu Gadelha e Pedrinho Cavalléro

Domingo (18)

  • Grupo Frutos do Pará convida as Sereias do Mar e Pinduca, com intervenção poética de Luciano Lira

Segunda-feira (19)

  • AQNO

Terça-feira (20)

  • Show "Paulo para sempre Ruy", com Lucinnha Bastos, Andréa Pinheiro, Sandra Dualibe, Pedrinho Callado, Rogério Brito, Dayse Addario, Mário Mousinho, Joba, Nicinha, Suelene, Olivar Barreto, Mahrco Monteiro, Eloy Iglesias, Bob Freitas e Tynnoko Costa

Quarta-feira (21)

  • Dona Onete.

Quinta-feira (22)

  • Aparelhagem Carabao - O Furioso do Marajó

Sexta-feira (23)

  • Zaynara

Sábado (24)

  • Trilogia, reunindo Lucinnha Bastos, Mahrco Monteiro e Nilson Chaves

Domingo (25)

  • Tributo a Tonny Brasil, com Helen Patrícia, Valéria Paiva, Edilson Moreno, Marcelo Wal e Aninha (Odalisca do Brega).

Homenagens

Como incentivo à leitura da cultura paraense, a Feira rende homenagem a dois produtores culturais regionais de primeira grandeza: a mestra da Cultura Popular, Iracema Oliveira, guardiã do Pássaro Junino e Cordão de Pássaro Tucano, do bairro do Telégrafo, e o escritor e poeta Antônio Juraci Siqueira. 

Juraci Siqueira, natural de Afuá, no Arquipélago do Marajó, destaca-se em contos, poemas, cordéis, crônicas e trovas, que totalizam mais de 80 títulos publicados e mais de 200 premiações literárias. Já Iracema Oliveira é uma expressão viva da cultura amazônica, com 87 anos, dos quais, 70 dedicados ao rádio e perto de 80 anos na cultura popular. 

Na Feira, serão lançadas obras desses dois homenageados. Juraci Siqueira lançará um box intitulado "Juraci, o canoeiro das letras", composto por três livros: "O menino que ouvia estrelas e se sonhava canoeiro", "Histórias do Tio Totó" e "Itaí, a carinha pintada", com ilustrações de Matheus dos Santos Bento. Iracema Oliveira será celebrada com o livro "Iracema voa: a mulher que traz a arte na alma", de autoria de Ester Sá, com ilustrações de Lívia Guimarães.

Espaços dedicados aos artistas

Para valorizar os escritores, artistas, ilustradores e artesãos locais, a Feira terá espaços dedicados a esses fazedores de cultura, intitulados Ponto do Autor, Beco do Artista e Feira Criativa.

O Ponto do Autor sediará sessões de autógrafos com a participação de escritores de vários municípios do Pará. Dezoito artistas visuais, ilustradores e quadrinistas que serão selecionados para comercializar suas artes no Beco do Artista, além de 18 empreendedores ligados à Economia Criativa, na Feira Criativa.

Feira das Multivozes

Entre as outras Vozes na Feira, figuram:

  • Vozes da Poética e do Imaginário, no dia 18;
  • Vozes da Diversidade e Inclusão, no dia 19;
  • Vozes da Democracia e Liberdade, no dia 20;
  • Vozes da Ancestralidade, no dia 21;
  • Vozes da Tecnologia, no dia 22;
  • Vozes da Juventude, no dia 23;
  • Vozes do Escritor Paraense, no dia 24;
  • Vozes da Memória e do Patrimônio, no dia 25.

A programação literária da Feira divide-se em três espaços (Arena Multivozes, Arena das Artes e a Arena Amazônia) e receberá um circuito de atividades culturais e artísticas. Palco central da Feira, a Arena Multivozes será ambientada com intervenções artísticas que totalizarão 32 rodas de conversa, 12 saraus e 7 papos-cabeça. Já na Arena das Artes, espaço dedicado às crianças, haverá teatros, histórias e apresentações lúdicas para os pequenos.

Dando mais espaço à  cultura

O evento terá uma área total de 24 mil metros quadrados de área coberta, com climatização nos salões do Hangar 1 e 2, além da área externa. São 230 estandes de livros, 138  empresas, incluindo 50 editoras, 37 livrarias e 59 distribuidores de livros. Destas empresas, 60 são do estado do Pará. Já na praça de alimentação, serão nove estandes para o consumo do público.

A previsão de vendas é de 780 mil exemplares de livros, o que movimentará cerca de R$ 18 milhões em negócios. A expectativa da organização é receber cerca de 400 mil pessoas durante os nove dias, reforçando o posto já ocupado de maior festa literária do Norte do Brasil.

A realização da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é justificada pela secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. “Quando a gente lê, a gente lê o mundo, lê a si mesmo, lê a sociedade”, enfatiza, referindo-se à importância do livro, da leitura, da literatura na formação de cidadãos e cidadãs críticos, criativos “que sonham, pensam e formulam novas realidades, com a observância dos direitos”. A programação da Feira pode ser conferida em: https://feiradolivroedasmultivozes.com.br/programacao.

Serviço

27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

De 17 a 25 de agosto de 2024
No Hangar - Centro de Convenções e Feiras. Av. Dr. Freitas, s/n, no bairro do Marco, em Belém
Das 9h às 21h
Entrada gratuita

Cultura