Workshop em Belém orienta sobre aluguel de imóveis para a COP 30
Na tarde desta terça-feira (10), um workshop gratuito em Belém reuniu proprietários de imóveis interessados em cadastrar suas propriedades em plataformas digitais de aluguel por temporada
Na tarde desta terça-feira (10), um workshop gratuito reuniu em Belém proprietários de imóveis interessados em cadastrar suas propriedades em plataformas digitais de aluguel por temporada. Realizado no Palacete Faciola, na Avenida Nazaré, o evento é uma das iniciativas para preparar a capital paraense para a 30ª edição da Cúpula do Clima (COP 30), que acontecerá em novembro de 2025. O evento educativo reuniu mais de 170 pessoas interessadas em investir em hospedagem em Belém.
Segundo o Governo do Estado, o objetivo é ampliar a oferta de hospedagem durante o evento climático, que deve atrair visitantes de várias partes do mundo, além de gerar oportunidades econômicas para os paraenses. As inscrições para o workshop ainda estão abertas.
Wagner Osti, gerente regional e relações públicas da Booking.com, explicou como a iniciativa está alinhada ao compromisso firmado com o governo estadual para aumentar a disponibilidade de acomodações em Belém e cidades vizinhas.
VEJA MAIS
“Estivemos aqui em setembro e assinamos um compromisso com o Governo do Estado. Esse compromisso incluiu algumas ações. Uma delas são iniciativas comerciais da plataforma para aumentar a disponibilidade de acomodações aqui na cidade de Belém e nas cidades próximas. Nossa primeira iniciativa foi um webinar, um treinamento online para os proprietários da cidade. E agora estamos aqui presencialmente com nosso time jurídico, de relações públicas e comercial, capacitando proprietários de imóveis para cadastrar suas propriedades em nossa plataforma online de reservas de acomodação”, destacou.
O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, também marcou presença no evento, destacando a importância da capacitação oferecida. “Essa reunião de trabalho é uma oportunidade para as pessoas tirarem suas dúvidas. A plataforma é reconhecida nacional e internacionalmente, e, ao cadastrar um imóvel, ele é mostrado para milhares de pessoas ao redor do mundo. Muitas vezes, quem deseja disponibilizar seus imóveis encontra dificuldades para usar a plataforma, e essa capacitação facilita o processo, viabilizando o primeiro passo”, explicou.
Eduardo Costa ressaltou que o workshop aborda detalhes como precificação, produção de fotos e como disponibilizar os imóveis. Ele enfatizou a relevância da iniciativa não apenas para a COP 30, mas também para períodos anteriores e posteriores ao evento.
“A gente vê isso como uma janela de oportunidades. As pessoas podem oferecer seus imóveis e obter uma renda acessória. O governo quer que todos ganhem, e essa reunião é um exercício para que todos possam aproveitar essa oportunidade”, afirmou.
Oportunidade
Proprietários como Adilene Miranda, que mora com o marido na Grande Belém, participaram do evento em busca de orientações para ingressar nesse mercado.
“Eu gostei muito dessa oportunidade que estão oferecendo para a gente. É uma chance de obter uma renda extra, que pode ser bem significativa. A COP vai atrair um público muito grande e acredito que será uma das melhores edições. Minha expectativa é receber estrangeiros que, além de gerar uma boa renda, trazem uma experiência diferente para quem está alugando. Estou fazendo ajustes no imóvel, melhorando o que posso e até planejando aprender inglês, porque quero estar preparada para receber bem essas pessoas”, destacou.
Adilene, que participa pela primeira vez de um programa de aluguel por temporada, viu na COP 30 uma oportunidade única: “Eu já tinha ouvido falar sobre a COP e soube que os hotéis de Belém já estão bem lotados. Quando surgiu essa iniciativa do workshop, resolvi participar para entender melhor como funciona o cadastro e aproveitar essa demanda”, concluiu.
A plataforma já nota um aumento na busca por acomodações em Belém, de acordo com Wagner Osti: “Para a gente, a COP já começou há alguns meses. Já vemos um aumento tanto em reservas quanto em buscas relacionadas à cidade de Belém, na comparação com 2023. O ano de 2024 já foi muito melhor, e temos certeza de que 2025 vai superar as expectativas.”
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA