Sebrae inicia capacitação para quem deseja alugar imóveis na COP 30
Expectativa de mais de 30 mil turistas na conferência cria a oportunidade de empreender, veja como participar
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) começou nesta terça-feira (14) a capacitação para quem deseja alugar seus imóveis ou parte deles durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). A preparação segue até amanhã e conta com cinco turmas divididas nos turnos da tarde e da noite. A plataforma de estadias internacionais, Airbnb, que colabora com a iniciativa, aponta que o número de pessoas cadastradas em Belém subiu para cerca de 4.500, devido à movimentação para o evento climático.
Antes do anúncio de Belém como sede do evento, a estimativa de anfitriões cadastrados, como são nomeados os que alugam seus imóveis através da plataforma, somava em média 750, na capital paraense. A líder da comunidade do Airbnb em Belém, Aline Marion, explica que o interesse dos belenenses disparou nos últimos dois anos, mas seu principal desempenho tem sido após a visibilidade que a cidade ganhou internacionalmente. Ela enfatiza que a plataforma é pouco burocrática e facilita ao máximo a inserção de novos membros.
“A plataforma não vai fazer nenhum pedido de documento ou colocar qualquer restrição quanto à posse desse imóvel”, enfatiza.
Entre as participantes, a arquiteta Raquel Pinheiro conta que nunca alugou por meio da plataforma, mas planeja utilizar um dos três imóveis que possui para conseguir uma renda extra. “É uma oportunidade de negócio para quem puder e da forma como cada um pode e com que tem, por isso vejo como uma excelente oportunidade”, afirma. Ela já possuía a experiência da locação direta para inquilinos, e pretende abraçar a nova possibilidade.
“A gente aluga para inquilinos e agora que está terminando o contrato a gente está analisando essa possibilidade. Ao invés de alugar para um inquilino, a gente realmente deixar disponível para o Airbnb, por isso que a gente está aprendendo agora sobre isso”, detalha.
VEJA MAIS
Mais de 30 mil turistas
A analista do Sebrae no Pará Anuska Prado explica que a parceria surge da necessidade de ampliar o número de leitos disponíveis durante a conferência climática, em uma tentativa de alcançar o máximo dos mais de 30 mil turistas esperados no período do evento. “Além de a gente receber esses turistas, a gente também pode receber uma renda extra. É uma excelente oportunidade você ter uma conexão com quem vem de fora, apresentar a sua cidade, a sua casa, receber uma renda extra e realmente empreender na COP 30”, observa.
As turmas do segundo dia da iniciativa já estão com vagas esgotadas, mas Prado reforça que a iniciativa segue nos próximos meses com novas oportunidades. “Estamos abrindo cada vez mais turmas para receber essas pessoas, temos turmas em fevereiro, em março, em abril, até o mês de junho, já disponível na nossa loja”, afirma. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de maneira online, por meio do site: http://pa.loja.sebrae.com.br/