Helder Barbalho confirma possível transferência da capital do Brasil para Belém durante a COP 30

Iniciativa foi apresentada pela deputada Duda Salabert (PDT-MG) e comemorada pelo governador do Pará, Helder Barbalho.

Caio Maia
fonte

O governador do Pará, Helder Barbalho, confirmou a intenção da transferência da capital do Brasil de Brasília (DF) para Belém durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na cidade em novembro de 2025. O político comemorou a possibilidade nas redes sociais. 

"Belém, em novembro, pode ser a capital de todos os brasileiros. Lembrando que, nesse mesmo período, seremos a capital de todo o planeta, discutindo meio ambiente", declarou.

A iniciativa foi apresentada pela deputada Duda Salabert (PDT-MG), que protocolou um projeto de lei propondo a alteração simbólica no dia 10 de fevereiro. De acordo com a proposta, durante o período do evento, o governo federal, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) poderão transferir suas sedes para Belém. A principal mudança será que as decisões assinadas no período da COP 30 serão emitidas diretamente da capital paraense, em vez de Brasília.

VEJA MAIS

image COP 30: saiba tudo sobre o evento que promete deixar legado de investimentos para Belém
Evento internacional traz investimentos e promete legado para a cidade

image “Não é dinheiro jogado fora”, diz Lula sobre investimentos para a COP 30, em Belém

image Lula em Belém: investimentos do governo federal para a COP 30 chegam a R$ 3,6 bilhões
Aporte reúne financiamento para macrodrenagem, ampliação de microcrédito e reformas em aeroportos do Pará

"A transferência temporária da capital do Brasil para Belém durante o evento reforça a importância da Amazônia na agenda ambiental internacional, permitindo uma maior interlocução entre as autoridades brasileiras e as delegações estrangeiras, além de impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer o papel do Brasil como protagonista nas negociações climáticas", justificou Salabert no texto do projeto.

Para que a medida entre em vigor, a transferência precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caso seja aceita, a iniciativa repetirá um episódio histórico semelhante: durante a ECO 92, conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, a capital federal foi temporariamente transferida para a cidade.

A COP 30 é considerada um dos eventos mais importantes da agenda climática mundial e deve atrair líderes de diversos países, reforçando a relevância da Amazônia no debate global sobre sustentabilidade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!