MENU

BUSCA

Belém é escolhida como sede da COP 30; anúncio foi feito pelo presidente Lula; vídeo

A proposta foi feita pelo presidente Lula, à ONU, no ano passado. Decisão foi divulgada nesta sexta-feira (26).

Elisa Vaz

A capital paraense, Belém, foi a cidade escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser sede da COP 30, em 2025. A confirmação foi publicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo Twitter. Confira a mensagem:

“Meus amigos e minhas amigas. Estou aqui com o governador Helder, estou aqui com o ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que tem uma notícia extraordinária para dar ao povo do Estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”, declarou o presidente Lula.

Em seguida, o ministro Mauro Vieira fez o anúncio oficial: "Queria confirmar que as Nações Unidas aprovaram, no dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025. Será a COP 30, proposta do presidente Lula ainda como presidente eleito”, afirmou.

VEJA MAIS

COP 30 em Belém: povos indígenas querem ter voz para apresentar demandas
A intenção das lideranças é denunciar o racismo ambiental de que são vítimas cidadãos de várias etnias e buscar caminhos para a cidadania

COP 27: Lula propõe COP 30 na Amazônia e sugere como possível sede Pará ou Amazonas
Presidente eleito afirmou que irá solicitar ao secretário geral da ONU que o Brasil seja sede do evento em 2025

O ministro ainda disse que esta é uma "grande notícia". "Será a primeira vez que teremos uma reunião dessa magnitude sobre mudança de clima no Brasil e em Belém".

image (Ricardo Stuckert/PR)

O governador do Pará, Helder Barbalho, estava presente junto aos dois. Para ele, é uma "satisfação muito grande". Barbalho festejou em nome do povo do Pará e de todos os brasileiros o "privilégio do nosso país de poder sediar o mais importante evento de mudança climática de todo o planeta".

"Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental, conciliando os amazônidas de nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente", declarou o governador do Pará.

Antes do fim do vídeo, o presidente Lula ainda disse que, em outras COPs das quais já participou, o "pessoal só fala da Amazônia". "Então eu dizia: ‘por que então não fazer a COP em um Estado da Amazônia?’ Eu acho que é muito importante", declarou.

Lula ainda opinou que muitas pessoas vão ficar "maravilhadas" com a cidade de Belém e disse estar convencido de que vai ser um grande evento.

Direcionado a Helder Barbalho, o presidente ressaltou: "o governo federal vai estar à sua disposição para ajudar naquilo que for necessário, porque é um evento que vai mostrar mais uma vez a cara do Brasil para o mundo. Estamos juntos para fazer a melhor COP que já aconteceu no mundo".

Documento

Em português, o documento acima, oficial da ONU confirmando Belém como sede da COP 30, diz o seguinte, na íntegra:

"A Missão Permanente de Belize junto às Nações Unidas, na qualidade de Presidente do Grupo de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Grulac) para o mês de maio de 2023, apresenta seus "cumprimentos ao Secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e tem a honra de se referir à próxima decisão sobre a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a ser realizada em 2025.

A esse respeito, a Missão Permanente de Belize informa que o Grulac endossou a candidatura do Governo do Brasil da cidade de Belém do Pará, Brasil, para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) a ser realizado em 2025.

A Missão Permanente de Belize junto às Nações Unidas, na qualidade de Presidente do Grupo de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (GRULAC) para o mês de maio de 2023, aproveita esta oportunidade para renovar ao Secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Climate Change os protestos da sua mais alta consideração."

COP 30