CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prédio da Receita que sofreu incêndio há mais de 10 anos vai virar hotel para a COP 30 em Belém

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), confirmou a cessão do imóvel para atender a demanda da COP 30

O Liberal
fonte

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), confirmou a cessão de uso do imóvel onde funcionava a Receita Federal, em Belém, para a implantação de um projeto de requalificação com foco na atividade hoteleira. Com 18 andares e localizado em terreno com área de 2.709,00 m² e benfeitorias que somam 15.218,00 m², o prédio fica na Rua Gaspar Viana, esquina com a avenida Presidente Vargas, Bairro Reduto, no centro da capital paraense.

Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Belém anunciou que o governo federal havia se comprometido a ceder sete prédios da União bem localizados, entre eles os antigos prédios da Receita Federal e o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro da cidade, para construção de hotéis e ampliação do número de leitos na capital paraense. O objetivo é atender a demanda de visitantes que devem passar pela capital paraense durante a 30ª edição da Conferência Anual das Nações Unidas para o Clima (COP-30), que será realizada na capital paraense, em 2025.

Na ocasião, a Prefeitura informou que os prédios foram mapeados pela SPU, com as informações de localização, tamanho da área, pendências financeiras e fiscais, além de obras e serviços necessários para reforma, restauro e revitalização.

VEJA MAIS

image Governo do Pará oferta 12 mil vagas em cursos gratuitos para a COP 30; veja como participar
Objetivo é capacitar profissionais em diferentes áreas, contribuindo para a geração de emprego e renda

image Pará será representado no Congresso Germano-Brasileiro de Direito, na Alemanha
Evento vai antecipar discussões que serão feitas na COP 30, em Belém no próximo ano

Prédio da Receita Federal

Sobre o prédio da Receita Federal, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que ele será cedido ao Estado do Pará sob condições especiais. "O projeto de requalificação, regulado pela referida portaria, atenderá as necessidades imediatas da COP-30 e contribuirá para o desenvolvimento sustentável e a valorização do turismo na região. Além disso, o projeto alinha-se com os objetivos do MGI para promover a inovação e a gestão eficiente de recursos públicos".

Entre essas condições, está a obrigatoriedade de que o Estado do Pará repasse 50% das receitas obtidas com a atividade hoteleira à União

A cessão de uso do imóvel foi regulamentada pela Portaria SPU/MGI Nº 2.275, que estabelece um prazo de cessão inicial de 20 anos, prorrogável por períodos iguais. 

image Prefeitura de Belém oferece 302 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional
Nesta chamada, destacam-se cursos inéditos relacionados a oportunidades de emprego que surgirão com a COP-30

image Chefe do Clima da ONU adverte que 'temos dois anos para salvar o Planeta'
Simon Stiell pede ações urgentes para evitar alterações climáticas desastrosas

A iniciativa faz parte do "Imóvel da Gente, Programa de Democratização de Imóveis da União", que abrange imóveis sem destinação definida, como áreas urbanas vazias, prédios vazios e ocupados, conjuntos habitacionais com famílias não tituladas, além de núcleos urbanos informais com e sem infraestrutura. Ainda de acordo com o MGI, no âmbito do programa, foram cedidos outros dois imóveis localizados em Belém, no ano passado: áreas do aeroporto de Belém, para construção do Parque da Cidade, onde serão realizados a Conferência COP 30, e terreno para implantação do Centro Social de Nazaré, local será um receptivo de romeiros participantes do Círio de Nazaré.  

Incêndio em 2012

image (Divulgação / 4º Grupamento de Bombeiros Militar - PA)

No prédio pertencente à União, localizado na Rua Gaspar Viana, e que agora foi cedido para atividade hoteleira em Belém, funcionava a Receita Federal, até o incêndio registrado em 26 de agosto de 2012. O fogo se alastrou pelos andares do edifício. Mais de 80 Bombeiros atuaram durante a madrugada para conter as chamas, que só foram controladas por volta das 05h do dia 27 de agosto. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!