CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Parceria entre BNDES e UFPA investe R$ 36 milhões em reestruturação do Centro Mercedários

Projeto foi selecionado em edital com recursos da Lei Rouanet e ficará pronto para a Cop 30

Maycon Marte
fonte

O Centro Mercedários da UFPA, um dos prédios históricos de Belém, passa por uma obra de reestruturação, que integra os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A reforma soma um investimento de R$ 36 milhões, fruto da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Representantes das instituições e de outras parceiras estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (12), dentro do espaço, para oficializar a união através da assinatura do convênio de parceria.

Durante o período da COP 30, prevista para ocorrer de 10 a 21 de novembro, o espaço abrigará a Casa BNDES, com uma parte do espaço dedicada às ações da instituição na conferência. Além desta intenção, o Mercedários UFPA também passa a ofertar a graduação e mestrado em restauro, que já está sendo oferecida no espaço pela universidade. Segundo o projeto, todos os ambientes que integram o equipamento, o que inclui a Igreja das Mercês, receberão ações de reestruturação.

O reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, esclarece que a primeira fase do projeto ficará pronta a tempo da Cop 30, com inauguração prevista para agosto deste ano, a fim de servir como um espaço importante no evento climático. Nessa fase, toda a estrutura que fica de frente para o portão 1 da estação das docas será contemplada e disponibilizada para o público, já que o projeto prevê a circulação livre da população. Para isso, o Mercedários será equipado com um espaço de café e um jardim de inverno, por exemplo.

“Além dos nossos cursos de restauro, a nível de graduação e mestrado, a gente quer também que a comunidade tenha acesso a esse espaço, portanto, lá embaixo nós vamos fazer um café que será aberto, vai ter um espaço da escola de música, galeria de arte e um jardim de inverno lino. E, para além de tudo isso, tem também o espaço da administração da Universidade”, esclarece Gilmar.

A diretora socioambiental e presidente interina do BNDES, Tereza Campello, explica que a instituição ocupa a casa ao lado da Universidade para promover grandes debates e atividades paralelas durante a COP 30. Ela esclarece que o projeto de restauro foi selecionado por meio de um edital com recursos da Lei Rouanet, entretanto, até o período da contemplação ainda não se previa a realização da conferência do clima. A essa união de interesses a diretora se refere como “uma feliz coincidência”.

“No BNDES a gente não escolhe qual é a obra, não é uma decisão da diretoria de forma unilateral. O banco abriu uma seleção, um conjunto de projetos foram apresentados, e alguns foram selecionados, dentre esses, o Mercedários. Com a decisão da COP 30 em Belém, as coisas se somaram, então, a gente tem uma obra importante para a cidade em uma área estratégica para a cidade e para a COP”, observa Campello.

VEJA MAIS

image BNDES assinará contrato para concessões florestais no Pará com a presença de Lula
Entre as unidades de conservação incluídas no projeto está a Floresta Estadual do Paru

image Ações para a COP 30 em Belém são apresentadas durante encontro nacional de prefeitos
O debate sobre o tema ocorreu durante o painel de lançamento do site “BNDES Cidades: Sustentável, inclusivo e inteligente”. O governador do Pará foi um dos palestrantes

image BNDES abre inscrições para evento gratuito em Belém sobre linhas de financiamento para empresas
Encontro vai apresentar as principais linhas de financiamento do Banco, que incluem soluções para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos

Além dos representantes das duas instituições, também compuseram a banca da coletiva a Secretária Estadual de Cultura, Úrsula Vidal, o diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), e demais membros da Administração Superior e equipe do Mercedários UFPA.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!